Notícias Últimas

Projeto “Conhecendo Jaraguá do Sul” leva alunos a locais históricos

A Escola Isolada Ângelo Moretti e o Espaço Cultural Eurides Silveira passam a integrar o roteiro de viagens de estudos dos alunos da rede

A Secretaria de Educação está orientando às escolas da rede sobre a possibilidade de visitação à Escola Isolada Ângelo Moretti e ao Espaço Cultural Eurides Silveira, localizados na Rodovia JGS 240 (Estrada Ricardo Luiz Floriani), localidade de Ribeirão Grande do Norte, em Nereu Ramos.

Os dois espaços inaugurados recentemente pela Prefeitura têm grande significado histórico e cultural, por isso, passam a integrar o roteiro de viagens de estudos das turmas do ensino fundamental.

Segundo adiantou a secretária de Educação, Emanuela Wolff, por meio do projeto “Conhecendo Jaraguá do Sul”, os alunos da rede terão a oportunidade de conhecer de perto a história desses locais tão importantes para a educação e cultura local.

“Levaremos nossos alunos até lá. Uma pessoa vai se dedicar especialmente a receber os estudantes e contar a história do lugar, mostrar como era uma sala multisseriada”, explica a secretária.


Além da visitação à Escola Isolada Ângelo Moretti o projeto também leva os alunos até a Escola Isolada Arnoldo Schultz, no Rio da Luz, onde eles têm a experiência de ver como era uma escola onde o professor também morava nela, pois lá ainda está preservada a casa do professor.

“Para os alunos, as atividades extramuros são de extrema importância, pois fortalecem o aprendizado. Os passeios históricos oportunizam que os alunos conheçam de perto a história da cidade, contada por meio dos livros”, comenta Emanuela Wolff.

Projeto Conhecendo Jaraguá do Sul: busca conhecer o espaço em que vivemos, propiciando  uma visão geográfica, histórica e cultural mais ampla, real e concreta do município de Jaraguá do Sul, é que são promovidas as viagens de estudos com os alunos dos 3º anos da rede municipal de Jaraguá do Sul.

As escolas isoladas
Foram espaços fundamentais no início do sistema de ensino de Jaraguá do Sul, facilitando o acesso educacional nas comunidades mais afastadas do centro da cidade.

Em 1º de janeiro de 1922, foi fundada a Sociedade Escolar Barra do Ribeirão Grande do Norte no terreno doado pelo Senhor Luiz Bagatolli, colonizador italiano remanescente de Arrozeira (atual município de Rio dos Cedros).

O senhor Ângelo Moretti foi, na época, escolhido o primeiro presidente da entidade associativista na defesa da educação italo-brasileira. Assim, tão logo definida a iniciativa da escola comunitária foi contratado o professor Carlos Valenza, que atendeu o quadro de matrícula inicial de 70 alunos, cuja trajetória foi de quatro anos.

Posts relacionados

Expansão do Centro de Inovação será entregue nesta sexta-feira

Redação

Em Jaraguá, governador confirma ida de Lunelli para Secretaria de Agricultura

Redação

Prefeitura de Jaraguá do Sul é Nível Ouro em transparência ativa

Redação
Sair da versão mobile