Cerimônia foi na segunda, 20, em Curitiba
Um projeto desenvolvido pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Eduardo Baptista Lopes, com a coautoria dos acadêmicos Lucas Heidenreich Garcia, Marcos Roberto Barrios Vitalis, Nathália Wehmuth da Silva e Vitória Fitz Almeida, conquistou menção honrosa pela participação no Concurso Nacional do Memorial Erbo Stenzel.
A iniciativa, promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc e o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/PR, recebeu inscrição de 28 projetos. A cerimônia de premiação foi segunda, 20, na Capital paranaense.
A proposta do Concurso foi a elaboração de um memorial para homenagear o artista Erbo Stenzel, um dos expoentes das artes plásticas do Paraná, autor de diversas obras presentes na paisagem urbana de Curitiba. A residência de Stenzel foi destruída por um incêndio, em 2017, e incitou a construção do novo memorial que será construído no Parque Vista Alegre.
“Os profissionais se inscreveram e concorreram, anonimamente, para ter a sua proposta implantada. A menção honrosa conquistada neste concurso representa um reconhecimento importante para a arquitetura e o urbanismo catarinense.”, afirmou o docente da Univali.
NCPro
Lopes destaca o papel do Núcleo de Concursos de Projeto da Univali – NCPro que, desde a implantação, já contribuiu para a conquista de 49 prêmios. “Ao longo destes anos, alunos e professores da Univali participaram de uma série de concursos em áreas de arquitetura, design de interiores, inovação, paisagismo, entre outros. O nosso objetivo em 2024 é conquistar a marca de 50 premiações para marcar as comemorações de 10 anos do NCPro.”, adianta.