Notícias

Projeto que cria fundo para socorrer hospitais filantrópicos será enviado pelo Executivo

Deputado Dirceu Dresch vai cobrar critérios para divisão justa dos recursos para impedir uso político

A confirmação de que o governo do Estado  vai encaminhar um projeto de lei criando um fundo  para socorrer  hospitais filantrópicos foi bem vista pelo deputado estadual Dirceu Dresch (PT).  Na semana passada, o parlamentar fez essa sugestão ao avaliar como inconstitucional o Projeto de Lei 153/2016, de autoria do deputado Gelson Merisio (PSD), que tinha o mesmo objetivo. Dresch vai exigir que a proposta contemple critérios de transparência e de paridade no acesso aos recursos do fundo pelos hospitais.

 “A Constituição é muito clara em seu artigo 50: a criação de fundos é uma prerrogativa constitucional do Poder Executivo. Precisamos garantir recursos a esses hospitais, que têm enorme importância no atendimento da saúde pública, mas isso precisa ser feito dentro da lei para não haver problemas futuros”, explicou Dresch.

O projeto do Executivo deve dar entrada no Legislativo já nós próximos dias e seguirá a mesma linha da proposta apresentada por Merisio, que será arquivada. A proposta estabelece que os recursos para o fundo voltado a atender os hospitais filantrópicos serão provenientes das sobras de recursos do duodécimo não gastas no ano pelos poderes Legislativo, Judiciário e Tribunal de Contas. Só a Assembleia Legislativa tem em caixa cerca de R$100 milhões que não foram gastos no ano passado e poderão ser destinados ao fundo.

Santa Catarina conta com  181 hospitais, sendo 51 filantrópicos, 17 públicos e 113 particulares.

Foto>divulgação

Sair da versão mobile