Candidato antecipou aos eleitores os nomes para a Secretaria de Estado da Segurança Pública
O candidato ao governo do Estado, Gelson Merisio, anunciou nesta sexta-feira (12) os nomes do promotor de justiça Odair Tramontin para secretário de Estado da Segurança Pública e do delegado Ivan Ziollkowski para secretário adjunto. “Acredito que a composição do secretariado é uma informação importante para a decisão do eleitor. Como a segurança pública é minha prioridade, antecipo quem comandará a pasta se formos eleitos. Odair e Ivan são nomes absolutamente técnicos e qualificados para nos ajudar a fazer de Santa Catarina o Estado mais seguro do Brasil”, disse Merisio.
Odair Tramontin, 56 anos, é coordenador do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) de Blumenau e titular de 15º Promotoria de Justiça do município. Catarinense de Campo Erê, fez carreira em Blumenau, onde mora desde 1989. Promotor de Justiça do Estado de Santa Catarina há mais de 30 anos, atuou nas comarcas de Pomerode, Indaial e Blumenau. Graduado em Direito pela UFSC, é especialista em Administração Pública e em Direito Penal de Processual Penal. Mestre em Ciências Jurídicas e professor Titular de Direito Penal e Processual Penal na Universidade Regional de Blumenau, é autor do Livro “Incentivos Públicos a Empresas Privadas & Guerra Fiscal”. Odair é casado com a promotora de justiça Patrícia Dagostin Tramontin, com quem tem dois filhos.
Ivan Ziollkowski, 48 anos, é chefe substituto da Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros e da Delegacia de Imigração. Delegado de Polícia Federal, foi membro do Grupo de Trabalho da Operação Lava-Jato de 2015 a 2017. Atuou como chefe do Núcleo de Operações da Superintendência da Polícia Federal no Paraná e foi chefe substituto do serviço de operações da Coordenação de Aviação Operacional. Militar da Força Aérea Brasileira, foi comandante do esquadrão de pessoal da Base Aérea de Florianópolis e oficial aviador da Força Aérea Brasileira, chegando ao posto de Major. É piloto e instrutor de aeronave. Formado em direito pela UFSC com pós-graduação em Direito pela Univali e casado com a médica Vanessa Riva Machado, com quem tem dois filhos.
Merisio pretende anunciar nas próximas semanas outros nomes técnicos que irão compor seu secretariado caso eleito. O modelo que implantará em Santa Catarina terá apenas dez secretarias, com a redução de oito pastas. As equipes também serão enxutas, com o corte de 1200 dos atuais 1400 cargos comissionados. Para formar um grupo permanente de ampliação da gestão pública, serão selecionados e valorizados entre 400 e 500 dos atuais funcionários efetivos para assumirem funções de liderança dentro do Executivo.