Notícias Últimas

Apicultura terá frente parlamentar na Alesc

Em proposta conjunta  protocolada na Assembléia legislativa, os deputados Doía Guglielmi, líder da bancada do PSDB e Darci de Matos (PSD) estão propondo a criação da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura Catarinense (criação racional de abelhas sem ferrão).  A exemplo do colegiado que já existe em nível nacional, na Câmara dos Deputados, o objetivo é  o de acompanhar as políticas públicas, programas e projetos, além de estimular o aumento da produtividade e competitividade no setor, bem como reforçar a divulgação positiva da imagem do segmento como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar. 

“Trata-se de um importante fórum de debates e encaminhamentos para integrar produtores, empresários e a sociedade em torno de uma atividade que já se tornou estratégica para economia de nosso estado devido a sua expansão e organização”, explica Doía Guglielmi. A proposta já tem a assinatura dos nove parlamentares exigidos pelo regimento interno para a criação da nova frente.

Deputados também homenagearam apicultores em sessão solene

O estado de Santa Catarina já é considerado no cenário nacional como maior produtor de mel por quilômetro quadrado do país e o maior exportador do produto, além de ser considerado como um dos melhores do mundo. “São atividades que merecem  atenção especial em nosso sistema produtivo porque além dos dividendos econômicos para o estado e para a agricultura familiar regional, também contribuem para a saúde, assegurando um produto de qualidade  orgânica, o mel, bem como a  proteção ao setor ambiental” acrescenta o deputado Doía.

HOMENAGEM  ESPECIAL – Também por proposição dos deputados Doía Guglielmi e Darci de Matos,  a Assembléia Legislativa realizou Sessão Especial ) para celebrar os 38 anos de fundação da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), criada em 1979.

“O estado é o maior produtor de mel por quilômetro quadrado e o maior exportador por causa de uma longa trajetória de trabalho e de organização da categoria, com parcerias com técnicos, aumento da produtividade e da qualidade, aperfeiçoamento da cadeia produtiva, melhoramento genético e sanidade”, resumiu Doía Guglielmi (PSDB) na sessão em que também  foram homenageadas diversas lideranças do setor, tais como o presidente da Faasc, Nésio Fernandes de Medeiros; Helmuth Wiese, in memoriam, fundador e presidente da Faasc de 1979 a 1996, representado por Sidney Wiese; o empresário, produtor e exportador de mel, de Içara, Agenor Sartori Castagna, presidente de 1996 a 2000, além do presidente da Associação dos Apicultores de Içara Agilio Angelino Manoel, entre outras entidades e associações de apicultores de todo o Estado. A Faasc congrega 55 associações de todo estado e representa nove mil famílias rurais dedicadas à apicultura, com 323 mil colméias instaladas, mantendo uma produção média de 7 mil toneladas por ano de mel.

Foto>Ag. Alesc, divulgação

 

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

Redação

Entidades se manifestam na sessão do Alesc Itinerante em Lages

Redação
Sair da versão mobile