Destaques

Propriedade Rural de Canoinhas potencializa negócios com a Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faesc/Senar

Gilvane Rochinski, produtor de ovinos de Canoinhas, no norte catarinense, destaca a transformação de sua propriedade após aderir à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Ele realça que a gestão dos negócios era um desafio para a família antes de participar dessa iniciativa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Canoinhas.

“Quando comecei a criar ovinos, sabia pouco sobre o assunto e agia de acordo com o que considerava correto. Depois que entrei no grupo da ATeG obtive conhecimento de valor e isso é gratificante porque a gente vê o rebanho se destacando e melhorando cada dia mais. Só tenho a agradecer ao Senar/SC e ao Sindicato Rural por esses quase quatro anos que participo”, ressaltou o produtor.

fotos>divulgação

Rochinski enfatiza, ainda, a evolução no manejo e nas questões de saúde dos animais. Ele também realça que não havia uma raça definida e a escolha pela Texel, aliada à implementação das recomendações técnicas, resultaram em um plantel mais saudável e produtivo. “Aprendemos muito com os técnicos que vêm nos visitar. Melhoramos a estrutura e as instalações dos abrigos e escolher essa raça rústica que é ideal para a nossa região. Com a definição da raça hoje temos um plantel que já melhorou 80%. Estamos encaminhando para dar tudo certo”, completou.

A propriedade representa um exemplo na área de ovinocultura, tanto que sediou recentemente uma Oficina Técnica sobre “Manejos e resultados na ovinocultura de corte”. O evento contou com a presença da supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss e foi conduzido pela equipe técnica da ATeG Senar/SC.

O objetivo foi compartilhar conhecimentos e experiências para aperfeiçoar técnicas de produção de carne ovina, melhorar a eficiência dos sistemas de produção, aumentar a produtividade e a qualidade dos animais, além de promover a sustentabilidade das propriedades.

Para o presidente do Sindicato Rural de Canoinhas, Edmilson Verka, a Assistência Técnica e Gerencial representa uma ferramenta essencial para impulsionar a ovinocultura de corte na região. Ele destaca, ainda, que esses eventos são imprescindíveis para o aprendizado e a troca de experiências entre os produtores.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, frisa que ao oferecer suporte especializado aos produtores, a ATeG Ovinocultura de Corte contribui para o aumento da produtividade, melhoria da gestão, redução de custos, melhoria na qualidade dos produtos, sustentabilidade, entre outros aspectos essenciais para o desenvolvimento dos negócios rurais. “A Assistência Técnica oportuniza uma produção mais eficiente e lucrativa aos produtores atendidos”, finaliza.

ATEG

A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.

Posts relacionados

2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais reforça o compromisso com o setor produtivo

Redação

Vídeo com o presidente da Faesc sobre os 10 anos da aliança láctea sul brasileira

Redação

Sistema de Plantio Direto impulsiona a sustentabilidade no agro, diz presidente do Sistema FAESC/SENAR

Redação
Sair da versão mobile