Destaques

PSB expulsa Buligon por apoio a Bolsonaro

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, decidiu expulsar o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, do partido. O prefeito agendou reunião para a noite de hoje, terça-feria, 18, para declarar apoio ao presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro. A Executiva Nacional do PSB emitiu uma nota, salientando que o partido deliberou, em Congresso Nacional, que não apoiaria candidaturas “de direita do espectro político-partidário, com destaque para aquela liderada por Jair Bolsonaro”. A decisão ainda precisará ser referendada em Congresso Nacional, mas já tem validade.
Buligon é um dos principais apoiadores da candidatura, em Santa Catarina, do candidato a governador Gelson Merísio. Há quem jure que seu caminho natural seria o PSD do próprio Merisio. Ao blog, o prefeito declarou que já esperava a decisão extrema do comando nacional. “Tentaram me demover sob pena de expulsão,” adiantou. 

Fica evidente que Luciano Buligon está priorizando a eleição estadual em detrimento da campanha nacional.

Segue a nota  oficial do PSB:

“PSB ANUNCIA EXPULSÃO DE PREFEITO QUE DECLAROU APOIO A BOLSONARO

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) deliberou, em seu Congresso Nacional, Eleitoral realizado no dia 5 de agosto do corrente ano, que apoiaria candidaturas de centro-esquerda nas eleições presidenciais, uma vez não se apresentaria ao pleito com projeto próprio.

Na mesma oportunidade, o partido definiu que não admitiria em hipótese alguma apoio a candidaturas de direita do espectro político-partidário, com destaque para aquela liderada por Jair Bolsonaro. Cumpre observar que o Congresso Nacional, instância decisória máxima no âmbito do PSB, estabeleceu por meio da Resolução Política ser vetado.

[…] rigorosamente a qualquer membro ou seção partidária, o apoio à candidatura do deputado Jair Bolsonaro […]  pelo que ela representa de ameaça à democracia e aos direitos humanos.

Neste contexto, a decisão do senhor prefeito de Chapecó, Santa Catarina, Luciano Buligon, de apoiar o candidato do Partido Social Liberal consiste em iniciativa que afronta decisão colegiada máxima do PSB, fato que enseja a expulsão sumária.

Considerados, portanto, a gravidade da situação que se apresenta e a fidelidade histórica do PSB a seus princípios programáticos e político-ideológicos, que não admite nem mesmo a mais remota proximidade com a extrema-direita, procedo à expulsão do Sr. Luciano Buligon, dos quadros do Partido, ad referendum da Comissão Executiva Nacional.

Brasília-DF, 18 de setembro de 2018.

CARLOS SIQUEIRA
Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB”

Posts relacionados

Trump e Musk articulam órgão para restabelecer liberdade de expressão

Redação

Temer surpreendido em Santa Catarina

Redação

Carol De Toni ao Senado?

Redação
Sair da versão mobile