Blog do Prisco
Manchete

Publicada resolução que retorna a alíquota de 28% da Tarifa Externa Comum (TEC) incidente sobre queijo

Depois de muita luta e pressão, foi publicada nesta quinta-feira (12),  a resolução que retorna a alíquota de 28% da Tarifa Externa Comum (TEC) incidente sobre o queijo muçarela. 

Os senadores Esperidião Amin e Luiz Carlos Heinze (PP-RS) cobravam do Ministério da Economia, a revisão da resolução do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior – GECEX-  317/22, que isenta a TEC – incidente sobre o queijo muçarela importado de países que não integram o Mercosul.

A nota técnica encaminhada pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, aponta as sucessivas altas nos custos de produção enfrentadas pelo produtor de leite. No ano passado, foram 32,8% de acréscimo e somente nos dois primeiros meses de 2022 acumulou alta de 11,8% comparado com o mesmo período do ano anterior. A argumentação técnica esclarece que o corte da tarifa não irá favorecer a queda da inflação, considerando que a muçarela representa menos de 0,3% do total das despesas das famílias.

– Considerando que a imensa maioria do queijo é o muçarela e, portanto, de uso muito popular, penalizar o produtor nacional, seria realmente um disparate sem nenhuma lógica, e eu desafiei o representante do Ministério da Economia – comemorou Esperidião Amin.

foto>Jeferson Rudy, Ag. Senado

Posts relacionados

PT é contra a democracia e pede prisão de quem convoca manifestação, um direito sagrado

Redação

“Isso só pode ser uma proposta política para confirmar uma narrativa”

Redação

Amin se manifesta sobre processo que tornou Bolsonaro réu

Redação