Paulo Bornhausen está cada vez mais inclinado a ficar fora da disputa pela prefeitura de Itajaí. O presidente estadual do PSB está levando em conta pressões familiares, neste sentido, e também todo o contexto político local, estadual e nacional. Paulinho está fechado com o prefeito Jandir Bellini (PP), cujo grupo encontra-se à procura de um nome para ir à disputa, sucedendo o consistente líder, que completa quatro mandatos (16 anos).
Fala-se muito em renovação, um nome que não acumule qualquer desgaste ou ranço em relação à política tradicional (e perfis já estão sendo mapeados), mas há quem diga que existem também opções dentro do próprio PP de Bellini. A conferir. Em tempo: Jandir Bellini é o grande eleitor do município. Acumula grandes índices de aprovação, segundo pesquisas internas. Um dos desafios, contudo, será a concretização da transferência de votos, que nunca é automática.
Baixas
Aliás, uma vez confirmada à desistência de Bornhausen, o PSB acabará por ficar sem candidato em duas cidades estratégicas. Além de Itajaí, em Brusque a legenda, que chegou a apostar em Ciro Roza, vê o ex-prefeito bem distante. Ele quase não vai à cidade-berço da fiação. Tem permanecido na região norte do país, cuidando dos negócios.
Rejeição
De acordo com os bastidores, quem lidera a corrida nesta pré-campanha em Itajaí é o ex-prefeito e ex-deputado Volnei Morastoni. No ano passado, ele trocou o PT pelo PMDB. Mas tem um índice altíssimo de rejeição.
Temperatura
Deputado federal Décio Lima (PT), duas vezes prefeito de Blumenau, “autorizou” que seu nome circule em Itajaí como uma opção. É uma tática para sentir a temperatura e ver se há clima para a candidatura. Décio e Volnei Morastoni são amigos de longa data. E foram correligionários no PT por décadas.
Milicianos
Paulo Brincas, presidente da OAB-SC, classificou como “milícia” o grupo de policiais que, fora do horário de serviço, foi tentar tomar um terreno à força em Palhoça. Na confusão, o advogado Roberto Caldart foi covardemente assassinado.
Foco
Em tempo: PT, PMDB, PP e absolutamente todos os demais partidos de alguma maneira envolvidos na Lava Jato querem mais é por um fim na Operação. Ponto.
Bolsa voto
A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) esteve reunida com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Em pauta, projeto de lei de autoria da deputada e que oferece uma porta de saída aos beneficiários do Programa Bolsa Família, por meio da qualificação profissional. O ministro gaúcho, peemedebista da gema, se mostrou receptivo e disposto a apoiar o projeto. O próximo passo, conta Geovania, será discutir eventuais melhorias no texto com a área técnica do ministério.
Constatação
Completamente despropositada a decisão do TSE (com mais de três anos de atraso), de promover eleições indiretas em Brusque a menos de cinco meses do pleito de outubro. Qualquer solução que não seja a de continuidade vai paralisar a cidade no segundo semestre, quando muitas condutas e ações da municipalidade são absolutamente vedadas, considerando-se a campanha eleitoral. Corre-se o risco de haver um reinado de seis meses semelhante ao da Rainha da Inglaterra.