No primeiro ano da pandemia, a Rede conseguiu adaptar suas atividades e prestar serviços para os empreendedores
Mesmo em meio a pandemia, o impacto da Rede de Inovação Florianópolis foi bastante significativo em 2020. A iniciativa pioneira, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) para fomentar o ecossistema de inovação e tecnologia na cidade, alcançou mais de 5 mil pessoas no último ano, por meio de eventos, mentorias, criando conexões e prestando atendimento a empreendedores.
Formada por quatro Centros de Inovação Credenciados – CIA Downtown, CIA Primavera, CIA Sapiens Parque, e SOHO -, o projeto estimula a cultura do empreendedorismo na capital catarinense, além de gerar e escalar negócios inovadores. A Rede realizou, entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021, 278 eventos, na sua maioria online, com a participação de 5.333 pessoas. Também foram realizadas 156 conexões entre mentores e startups, totalizando 57 startups atendidas através dos mentores do Programa de Mentorias ACATE, que tem o apoio da Rede de Inovação.
Os serviços continuam em 2021. No site da Rede é possível esclarecer dúvidas pontuais pelo chat online, realizar tour virtual e interativo para conhecer os quatro centros de inovação credenciados, e agendar atendimento digital – ferramenta de apoio e acolhimento para quem busca empreender em Florianópolis. A partir desses canais, é possível obter informações e ficar por dentro de oportunidades que podem criar rede de networking com outras empresas de tecnologia, além de esclarecer dúvidas sobre como empreender no município e quais conexões com linhas de fomento e atores do ecossistema estão disponíveis. Os interessados em agendar atendimento devem preencher o formulário online, neste link.
Um exemplo de atuação da Rede de Inovação foi a participação no Case Startup Summit 2020, em que mais de 900 pessoas passaram pelo stand virtual. A Rede também apoiou, em julho, o evento LinkLab Open Day, que reuniu 157 pessoas em 24 salas de bate-papo online, onde as startups tiveram contato direto com os desafios de corporates. Outro evento com colaboração da Rede foi o MIDITEC Week, evento da incubadora MIDITEC com trilhas de conteúdo online para empreendedores.
Para continuar os trabalhos de forma segura, houve uma reformulação dos canais de atendimento para o formato online, o que gerou um aumento expressivo no número de atendimentos remotos nos meses de julho a dezembro. Foram 449 atendimentos virtuais nos Escritórios de Promoção da Inovação – EPIs.
“Esse aumento é um resultado importante que demonstra a necessidade e capacidade do ecossistema de inovação de Florianópolis em continuar gerando valor mesmo durante o atual cenário de pandemia”, destaca Gabriel Sant’Ana Palma Santos, diretor executivo da ACATE