Ideia é usar a renovação da frota com o modelo de eletromobilidade que algumas cidades já começaram a implantar para baratear passagens e intensificar as ações de sustentabilidade
Em Criciúma, a renovação da frota de veículos para carros elétricos não deve ficar concentrada apenas nos automóveis da Prefeitura. Para o pré-candidato a prefeito Vaguinho Espíndola (PSD), investir na modernização do transporte coletivo, por meio da aquisição de ônibus elétricos para o município, é um dos caminhos para o futuro e isso pode baixar o preço da tarifa cobrada aos usuários pela metade, por meio da redução de custos de manutenção e combustível.
A ideia de renovação da frota para ônibus elétricos foi levantada pelo pré-candidato a prefeito nas redes sociais e tem gerado uma grande discussão entre os criciumenses, tanto que o primeiro vídeo de Vaguinho sobre o tema já ultrapassou 213 mil visualizações. Nesta segunda-feira, 1º de julho, o assunto voltou a ser pauta em mais uma publicação em seu perfil, evidenciando a bandeira. O vídeo na íntegra pode ser conferido aqui: https://www.instagram.com/p/C85PUjzOs2d/.
“Utilizando ônibus elétricos, conseguimos atingir três objetivos: melhorar o conforto do usuário, melhorar o preço do transporte e fortalecer nosso programa de sustentabilidade. E o melhor é que há recursos de financiamento federal especialmente para esse tipo de aquisição. Essa pauta é uma prioridade na nossa pré-campanha, já iniciamos os estudos de cidades que adotaram o modelo e apresentaremos os detalhes no nosso plano de governo”, explica Vaguinho.
Criciúma já é pioneira no Brasil, por conta da aquisição da maior frota de carros elétricos oficiais do país, ocorrida no primeiro semestre deste ano, quando a Prefeitura adquiriu 100 veículos do tipo para substituir os automóveis à combustão utilizados pela Administração Municipal. Seguindo a mesma linha e a tendência de grandes centros urbanos brasileiros – como São Paulo e Curitiba (PR) –, a ideia do pré-candidato é renovar, também, a frota de ônibus.
Recursos disponíveis
A renovação da frota do transporte coletivo poderá se tornar uma realidade em Criciúma, conforme o pré-candidato a prefeito, por conta da disponibilização recente de recursos federais para financiamento.
Em maio deste ano, o Governo Federal anunciou o investimento de R$ 10,6 bilhões para financiar a modernização da frota de transporte público em todo o país. O programa, que faz parte da modalidade Renovação de Frota do Novo PAC Seleções, prevê a aquisição de mais de 5 mil ônibus elétricos.
Tendência no Brasil e América Latina
Conforme dados levantados pelo E-BUS RADAR e referentes aos sistemas em funcionamento em dezembro de 2023, o Brasil conta com 444 ônibus elétricos em operação. Já na América Latina, este número sobe para 5.449 veículos, com destaque para as frotas de Santiago, no Chile, e de Bogotá, na Colômbia – as duas capitais da América Latina com maior avanço no setor.
O E-BUS RADAR foi desenvolvido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e monitora frotas de ônibus elétricos no transporte público das cidades latino-americanas. Ainda de acordo com a plataforma, as emissões do setor de transportes geram mais de 1 trilhão de dólares em danos à saúde por ano e, para contrabalancear este cenário, os ônibus elétricos tornam-se uma excelente solução para a promoção de áreas urbanas mais limpas e saudáveis, ao mesmo tempo que apoiam os governos a atingirem as suas metas climáticas, tornando-se a chave para o futuro local e do planeta.
“Os ônibus elétricos representam um avanço significativo na busca por um transporte público mais barato, sustentável e eficiente, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e melhorando a qualidade do ar nas cidades, o que também promove a saúde pública. Sem contar que a adoção dessa tecnologia incentiva o desenvolvimento de infraestrutura para energia limpa e a inovação no setor de transportes, gerando empregos e fomentando uma economia verde”, avalia o pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD.
foto>Assessoria, divulgação