Blog do Prisco
Coluna do dia

Reeleição dá o tom

A maioria esmagadora dos prefeitos que se candidataram à reeleição no pleito deste ano venceram a disputa. Alguns exemplos de cidades maiores. Volnei Morastoni conseguiu mais um mandato, o segundo consecutivo e o terceiro de sua história política em Itajai. Em Criciúma, Clésio Salvaro também vai para o terceiro mandato, mas venceu quatro eleições (considerando-se a de 2012, ano em que ele não pode assumir). É campeão de votos.

Na Capital, depois de 20 anos um prefeito conseguiu liquidar a fatura no primeiro turno. Gean Loureiro cravou seu nome na história após ter vencido a primeira, em 2016, por pouco mais de mil votos.

Em Tubarão, mais uma reeleição esmagadora, com Joares Ponticelli chegando ao segundo mandato.

Ou seja, ao contrário de 2018, quando o eleitor decidiu renovar de supetão, elegendo desconhecidos, agora a opção foi pela segurança de nomes conhecidos e consagrados nas urnas.

 

PSD nas grandes cidades

Outro partido que merece um registro à parte nesta eleição é o PSD, dono de uma bancada forte na Alesc, onde o partido pilota a Casa com o experiente Júlio Garcia.

Os pessedistas conquistaram 10 cidades a menos que o PP, mas em compensação emplacaram em cinco municípios que estão entre os 17 maiores do estado.

 

Quinteto

O PSD ganhou a eleição em São José, Chapecó, Palhoça, Lages e Rio do Sul e está no segundo turno em Joinville, maior colégio eleitoral de Santa Catarina.

O resultado é alentador para o partido que estará no centro do tabuleiro das articulações com vistas ao pleito de 2022.

 

Quarentena

A governadora Daniela Reinehr testou positivo para Covid-19. O resultado do teste realizado nesta segunda-feira, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) foi liberado na terça-feira. A governadora apresentou sintomas leves, passa por avaliação médica e, em isolamento, cumprirá a agenda de reuniões por videoconferência.

Ontem ela conversou com lideranças empresariais de Blumenau. A agenda, que seria presencial, ocorreu de forma remota. A participação da governadora em visitas e vistorias em Blumenau e Indaial foi suspensa.

 

Devolução

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC) vai notificar 3.082 agentes públicos e pensionistas especiais do Executivo de Santa Catarina que receberam o auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal em função da epidemia do novo coronavírus.

 

A lista

Desta lista, apenas 117 são servidores estatutários ativos, dos quais 60 já devolveram ou estão em processo de devolução do benefício. A maioria (96%) é de servidores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) ou pensionistas especiais não previdenciários (cidadãos que recebem pensão do Estado devido a situações de incapacitação ao trabalho, cuja renda familiar não ultrapassa dois salários mínimos).

 

Roteiro da vitória

Deputada Geovania de Sá, presidente estadual do PSDB, tirou a segunda-feira para um roteiro de cumprimentos aos tucanos vitoriosos no pleito municipal. A agenda começou na prefeitura de Criciúma, com o prefeito reeleito Clésio Salvaro. Passou por Siderópolis, onde parabenizou os tucanos Franqui Salvaro e Adriano Teixeira. Também foi cumprimentar Rogério Frigo pela reeleição em Nova Veneza.

 

Totalização

Deu um abraço no amigo Almides, eleito prefeito em Santa Rosa do Sul, e no Keinha, que estará à frente da prefeitura de Balneário Gaivota nos próximos quatro anos.

Ao todo, a deputada comemora o resultado obtido pelo PSDB em Santa Catarina no dia de ontem. Foram 32 prefeitos eleitos e 25 vice-prefeitos. O partido somou 261 vereadores vitoriosos em 140 municípios catarinenses. Deste total, 47 são mulheres, sendo quatro reeleitas.