Não resta nenhuma dúvida que o atual modelo político praticado no Brasil chegou ao seu limite e a reforma é urgente e necessária. O PMDB, que completou recentemente 49 anos de defesa da democracia brasileira fez uma grande pesquisa em suas bases, através da Fundação Ulysses Guimarães, e elaborou uma proposta que está sendo apresentada à sociedade para discussão.
Defendemos o fim da reeleição para os cargos executivos (presidente, governador e prefeito), o fim das coligações proporcionais e a unificação das eleições. Se implantadas as mudanças já em 2016, com mandatos de cinco anos e de forma transitória, teremos eleição única em 2022. Defendemos ainda que o mandato pertença ao partido, acabando com o troca-troca de partidos e oportunismos eleitorais. O que propomos mexe ainda num dos pontos mais importante do modelo, que é o financiamento de campanha. Pela nossa proposta, uma empresa poderá doar apenas para um único partido, evitando o que acontece hoje quando grupos econômicos formam suas bancadas através do poder do dinheiro.
Outro ponto muito discutido na sociedade é o fato de candidatos com maior número de votos, ou escolhido por um grupo maior de eleitores acabam ficando fora dos parlamentos, enquanto candidatos com menos votos acabam sendo eleitos. O PMDB defende o sistema chamado de “distritão”, onde os candidatos que obtiverem o maior número de votos serão os eleitos, obedecendo a vontade soberana do eleitor. Por fim, o PMDB quer a criação da cláusula de desempenho para um partido ter direito a tomar posse das cadeiras conquistadas nos Legislativos, com exigência de no mínimo 5% dos votos em pelo menos um terço dos Estados.
O PMDB se coloca na vanguarda desta discussão, aprimorando a sintonia com as demandas da sociedade, uma vez que o sistema eleitoral brasileiro, hoje, está no centro da crise política. A nossa proposta é democrática, pois resulta de sugestões colhidas da militância peemedebista, em levantamento feito junto às base do partido em todos os Estados.
Valdir Cobalchini, Deputado estadual e presidente do PMDB