Total nacional registrou -3,5% na busca das companhias por recursos financeiros no mesmo período
Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian mostraram que, no primeiro semestre de 2023, todas as Unidades Federativas (UF) do Sul registraram alta na busca das companhias por recursos financeiros. Santa Catarina foi o estado com o maior aumento (6,3%). Confira a seguir o levantamento completo da região:
Análise nacional
Na visão nacional, o indicador mostrou que a procura por recurso financeiro no primeiro semestre de 2023 caiu 3,5% comparado ao mesmo período de 2022, sendo a primeira baixa registrada desde o acumulado dos primeiros 6 meses da pandemia, em 2020. Confira os dados completos no gráfico abaixo:
Na visão acumulada do semestre por setor, a categoria “Demais”, que engloba financeiras, primário e terceiro setor, registrou o maior crescimento, de 10,3%, seguida de “Comércio”, com 0,8%. Já “Indústria” caiu 2% e “Serviços” sofreu uma queda de 7,2% na busca das empresas por crédito.
Ainda na avaliação do semestre, o recorte por porte das empresas mostrou que as “Grandes” e “Médias” tiveram alta nas buscas pela demanda de crédito com, respectivamente, 15,7% e 3,3%. As “Pequenas” registraram um percentual negativo de 3,8% em comparação com os primeiros seis meses de 2022.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “devido a atual taxa de juros, as condições na obtenção do crédito não têm sido atraentes aos empreendedores, levando-os a adiar, por enquanto, a busca por recursos financeiros. À medida em que a melhora na economia se tornar mais evidente e as taxas de juros começarem a diminuir, será possível enxergar uma retomada no indicador”.
Dentre as Unidades Federativas (UFs) do país, Mato Grosso foi o estado que teve o maior crescimento no período (7,4%), seguido por Santa Catarina (6,3%), Mato Grosso do Sul (6%), Distrito Federal (5,5%) e Tocantins (4,2%). O Rio de Janeiro foi o estado que apresentou a maior retração no semestre (-13,1%), seguido pelo Amapá (-11,9%), Alagoas (-11,7%), Minas Gerais (-8,9%) e Sergipe (-7,7%). A seguir, confira o detalhamento completo:
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.