Destaques

Reunião aproxima região italiana da Calábria da indústria catarinense

Italianos têm interesse em equipamentos para geração de energia limpa produzidos em SC; encontro teve participação do cônsul italiano e da Câmara Italiana de SC, presidida pelo advogado Tullo Cavallazzi Filho. A entidade foi a responsável pela agenda

Encontro virtual internacional articulado e coordenado pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB)  discutiu na manhã desta quarta-feira (22) ações para fomentar o intercâmbio  comercial, social e cultural entre Santa Catarina e a Calábria, estado do extremo sul da Itália.  Os italianos têm  interesse na aquisição de equipamentos para produção de energia renovável, como os sistemas e equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica  produzidos pela empresa WEG, de Jaraguá do Sul.

“Vamos começar a trabalhar para avançar nas relações Brasil-Itália,” destaca Cavallazzi.

A reunião teve a participação do presidente da Assembleia Legislativa da Calábria (Del Consiglio Regional), Filippo Mancus, do Cônsul Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezia, e de representantes de câmaras de comércio entre os dois países, entre outras lideranças.

Na próxima semana, o deputado Dr. Vicente irá propor na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um “gemellagio”, um acordo de aproximação entre Santa Catarina e a Calábria através da mútua cooperação das necessidades que cada um tem. Também ficou acordado na reunião que uma delegação da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina irá à Calábria, em julho, para conhecer as potencialidades econômicas do estado italiano.

“Precisamos estreitar relações, conversar e trabalhar. Não podemos perder tempo e oportunidades. Somos o segundo estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos, muitos da região da Calábria. Podemos e devemos fortalecer esses laços que trarão ganhos mútuos econômicos e culturais”, Dr. Vicente.

O deputado tem fortes laços com a Calábria, região de onde seus avós emigraram para o Brasil. No ano passado, o parlamentar esteve na cidade de Diamante para receber o título de cidadão honorário.

Posts relacionados

Alesc em Portugal: Parcerias Estratégicas para SC

Redação

Univali é homenageada em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

Redação

Sindicatos patronais do setor de serviços alertam para os riscos da diminuição da jornada de trabalho

Redação
Sair da versão mobile