Movimento está sendo encabeçado pelo senador catarinense Jorginho Mello em Brasília
Uma reunião entre o ministro da educação Milton Ribeiro, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos) e representantes da Universidade Regional de Blumenau (FURB), deixou a universidade mais próxima da federalização, esperada há 20 anos. O senador Jorginho Mello também participou.
A agenda foi nesta terça-feira (07), em Brasília, para que alguns pontos do projeto de federalização fossem ajustados. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, o resultado da reunião foi muito promissor.
– Foi uma conversa muito boa. O ministro foi muito sensível e atende a um pedido do presidente Bolsonaro para que sejam trazidas mais universidades para melhorar a qualidade de ensino. A região do Vale do Itajaí aguarda isso há mais de 20 anos. Essa foi uma luta que nós abraços e vamos dar mais uma universidade para Santa Catarina com a qualidade do município de Blumenau e região – destacou o prefeito.
Agora, a gestão da universidade irá realizar estudos para apontar a viabilidade técnica do processo de federalização e encaminhará os levantamentos ao ministério. Vencida esta etapa, um projeto de lei será encaminhado ao congresso para que o Câmara e Senado votem pela incorporação das instituições a esfera federal.
Univile também está sendo avaliada
O governo federal está fazendo um levantamento de instituições de ensino superior comunitárias que possam ser federalizadas em todo o país. Em Santa Catarina, além da FURB, a Universidade de Joinville (Univille) também está sendo avaliada a passar pela federalização.