Notícias Últimas

Rogério Portanova anuncia filiação e pré-candidatura a governador pelo PT

O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina convida a imprensa catarinense para acompanhar, no dia 8 de dezembro, às 15h no Gabinete 305 da Assembleia Legislativa (Alesc), o ato de filiação do professor aposentado de Direito Ambiental da UFSC, Rogério Portanova, ao Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina. Na ocasião, ele será apresentado como pré-candidato a governador do Estado, juntando-se ao também pré-candidato Décio Lima.

Depois de muitas reuniões com lideranças e em diferentes instâncias do partido, Rogério Portanova decidiu engajar-se, juntamente com um significativo grupo que o apoia, e colaborar para que as forças progressistas do Estado possam chegar ao segundo turno e governar Santa Catarina. Portanova adianta que pretende somar forças para construir uma grande aliança dos partidos do campo progressista e ajudar o ex-presidente Lula da Silva a se eleger.

Portanova é doutor em sociologia política pela Paris 8 – França e pós-doutor em Direito do Ambiente pela Universidade Lusíada, de Portugal. Foi fundador do PT em 1980, em Porto Alegre, e candidato a vereador da capital gaúcha, em 1982.

Em Santa Catarina, foi candidato a deputado federal em 1986. Neste mesmo ano, foi um dos fundadores do Partido Verde (PV) no Rio de Janeiro e logo após presidiu a legenda em Santa Catarina. Atuou como representante na Europa entre 1988 a 1994 e coordenou o 1° Encontro Planetário dos Verdes (Eco 92).

Ainda no PV, candidatou-se a governador de Santa Catarina em 1998 e a prefeito de Florianópolis em 2000. Em 2018, foi candidato a governador pela Rede Sustentabilidade.

Na área governamental, presidiu a Fatma (Fundação de Amparo Tecnológico ao Meio Ambiente de SC) em 2004 e 2005, e a Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de SC) em 2005 e 2006. Exerceu por seis anos o cargo de conselheiro federal da OAB em Florianópolis e foi conferencista em mais de uma centena de eventos no Brasil e no exterior sobre temas relacionados ao direito, meio ambiente e as ciências sociais

Durante a coletiva, Rogério Portanova e lideranças do PT estarão presentes para conversar com a imprensa e responder perguntas e questionamentos.

Posts relacionados

Cresce campanha do voto útil para candidata da oposição, Vívian De Gann

Redação

Presidente do Novo sinaliza com quem o partido estará em 2026

Redação

Décio Lima é o maior cara-de-pau de SC

Redação
Sair da versão mobile