Evento do GRUPIA dá início a campanha eleitoral e pode ser acompanhado presencialmente ou pelo link bit.ly/3NZVOOO. O segundo dia de Sabatina acontece no dia 10 de agosto, seguida de Debate com os Candidatos no dia 31 de agosto
O Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA realiza na próxima quinta-feira, 27 de julho, o primeiro dia da Sabatina dos Prefeituráveis nas eleições suplementares de 2023 de 3 de setembro com os candidatos ao cargo de Prefeito e de Vice-Prefeito de Brusque: Alessandro Simas (PP) / Danilo Rezini (PSD); e André Vechi (DC) / André Batisti – Deco Batisti (PL).
Já no dia 10 de agosto, no segundo dia da Sabatina dos Prefeituráveis, serão ouvidos os candidatos ao cargo de Prefeito e de Vice-Prefeito de Brusque: Paulo Eccel (PT) / Vanilda Mafra Ghislandi ‘Dida’ (PSDB); e William Molina (MDB)/ Osvaldo Quirino de Souza (PSC).
Os eventos acontecerão às 8h30 no auditório do Bloco C da UNIFEBE e a comunidade está convidada a participar. Os trabalhos serão conduzidos pelo historiador Paulo Vendelino Kons, conjuntamente com o acadêmico Dr. Marcos Eugênio Welter, presidente da Academia de Letras do Brasil – seccional de Brusque – e do Conselho de Administração da Associação Instituto Bom Samaritano – BOMSA.
Os candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito de Brusque serão sabatinados por Frederico Heil*, Herbert Pastor, Sandro Ricardo Gracher Baran, padre e psicólogo Sérgio Luís Pedrotti e filósofo José Francisco dos Santos – o Professor Zezinho.
Esta é a quinta vez que o GRUPIA realiza a Sabatina com candidatos. “Entendemos que a sabatina é uma das formas mais inteligentes de se conhecer um projeto. A discussão de ideias, questionando posições e propondo soluções, continua sendo o modo mais civilizado e transparente para que toda a comunidade saia ganhando ao fazer sua escolha. A Sabatina, portanto, é a oportunidade que o GRUPIA, que tem papel político, porém apartidário, concede àqueles que pretendem governar o município de Brusque, de demonstrar qual é, concretamente, o compromisso com o atendimento das reais demandas de nossa comunidade”, ressalta Paulo Kons.
Regras e roteiro
As chapas majoritárias serão ouvidas separadamente, pelo tempo estimado de uma hora, sendo a sequência definida pela ordem alfabética estabelecida pela letra inicial do primeiro nome do candidato a Prefeito.
Ao lado do mediador da Sabatina dos Prefeituráveis 2023, o candidato terá assento no centro do palco, e, ao seu lado direito, haverá cadeira reservada para o candidato a vice-prefeito e outro assento para assessor previamente indicado pela chapa. A chapa poderá convidar até 20 pessoas para acompanharem a Sabatina.
Após sua apresentação feita pelo mediador, o candidato a Prefeito responderá aos questionamentos: Por que postula a chefia do executivo municipal? Quais são as principais diretrizes de seu plano de governo? E quais são as estratégias para “passar das palavras para a ação”, isto é, garantir, na prática, a implantação e implementação do prometido na campanha? O candidato a Prefeito, que poderá ceder parte do tempo ao candidato a Vice-Prefeito, terá o tempo máximo de 10 minutos para resposta.
Serão formuladas ainda perguntas acerca de valores e planejamento, execução, monitoramento e avaliação da política pública de educação; principais inovações que propõe para as políticas públicas voltadas à Saúde, Desenvolvimento Econômico, Qualidade de Vida, Assistência Social, Cultura e Desporto e de serviços públicos: conservação das vias e das praças, limpeza urbana, iluminação pública, transporte coletivo, etc e Processo Orçamentário: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA.
Já no dia 31 de agosto, o GRUPIA realiza o tradicional Debate dos Prefeituráveis, às 8h30 da manhã, também no Auditório do Bloco C da UNIFEBE.