Blog do Prisco
Destaques

Salvaro assina contrato de operação de crédito junto ao Fonplata

Após a deflagração da Operação Caronte, que prendeu o prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, no dia 5 de agosto, as investigações foram concluídas pelo MPSC, com análise das provas e coleta de 38 depoimentos pelos integrantes dos Grupos GEAC e GAECO.

Assinatura ocorreu nessa terça-feira e garante o investimento de R$ 130 milhões em obras de mobilidade urbana e meio ambiente

Na manhã desta terça-feira (25), o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, concretizou a contratação da operação de crédito externo junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). A assinatura ocorreu na Sala de Atos, do Paço Municipal Marcos Rovaris, com a participação da presidente executiva interina do Fonplata, Luciana Botafogo. O empréstimo é no valor de US$ 25 milhões e será destinado a obras de mobilidade urbana e meio ambiente no município.

“É mais um valor que será revertido para beneficiar os criciumenses e pensar no futuro. As obras de mobilidade urbana mudarão o trânsito nos principais eixos da nossa cidade e acompanhar o crescimento populacional e de negócios para os próximos anos. Mudanças que serão efetivas e que trarão melhorias a longo prazo. O nosso governo trabalhou muito para conseguir mais esta operação e a concretização comprova todo o esforço e trabalho”, enfatiza o prefeito.

O prefeito Clésio Salvaro durante a solenidade

Em reais, serão 130 milhões em investimentos na continuação do Binário da Santos Dumont, ciclovias/faixas espalhadas por diversos pontos, a implantação da onda verde e do Parque Ecológico no Morro Cechinel, revitalizações de ruas centrais, obras de macrodrenagem e muito mais.

“A gente tem trabalhado fortemente em projetos urbanos no Brasil, mas sempre com o conceito de obras estruturantes. E aqui, em Criciúma, são obras desse quesito. Além disso, é fundamental manter a saúde fiscal do município, só entra no Fonplata quando o município está saudável no ponto de vista fiscal e que os investimentos sejam para mudar a realidade da cidade e que tenham retorno para o município”, ressalta a presidente.

No início do mês, o Senado Federal aprovou a contratação da operação, por meio do senador Esperidião Amin, que foi relator do projeto. Após aprovação no Senado Federal, o processo retornou para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Entre os critérios para efetivar a operação, é necessário ter nível A na Capacidade de Pagamento (Capag).

“Estamos há três anos no conceito A, sendo que mais quatro municípios estão aptos para assinar esse contrato no país, e Criciúma é um deles, isso denota que a equipe trabalhou com foco na eficiência da gestão. É um dia de comemorar muito, pois temos um contrato assinado e a garantia que nos próximos 180 meses teremos, seguramente, a condição de pagar sem comprometer a saúde pública do município e transformar a cidade em um eixo de desenvolvimento econômico”, destaca o secretário-geral e coordenador da Unidade Executora de Projetos (UEP), Vagner Espíndola Rodrigues.

Fonplata

O Fonplata é um banco de desenvolvimento multilateral composto por cinco países: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. A entidade financia projetos de pequeno e médio porte, em valores médios de US$ 50 milhões, especialmente nas áreas urbanas vulneráveis, zonas rurais e regiões fronteiriças, a fim de impulsar a integração entre países ou entre regiões dentro de um mesmo país.

Obras contempladas pela operação de crédito

As obras são focadas em mobilidade urbana e no meio ambiente, trazendo mais fluidez e trafegabilidade em horários de pico na região central e pontos específicos do município, assim como implantação da Onda Verde na Avenida Centenário. O Plano de Mobilidade Urbana de Criciúma foi a contrapartida do município, no valor de R$ 715 mil.

Binário Santos Dumont

Esta nova etapa é voltada para ligação do Binário da Santos Dumont com a Avenida Centenário, no bairro Pinheirinho. Além da duplicação da rua Miguel Patrício de Souza com o alargamento da Avenida Imigrantes Poloneses, possibilitando duas faixas, que serão um acesso futuro à Via Rápida/BR 101.

Revitalização de ruas na área central

Serão 11 quilômetros de ruas que receberão melhorias na região central. As vias serão beneficiadas com alargamentos e adequações, além da implantação de ciclovias/faixas e da Central Semafórica. A iniciativa será um controle de operações dos 54 cruzamentos semafóricos na região central. A iniciativa modernizará a sinalização viária do município, contribuindo para melhoria da segurança no trânsito e de mobilidade urbana. “Com a Central Semafórica poderemos ter a Onda Verde na Avenida Centenário. Na sala de operações, podemos acompanhar os horários de pico, e controlar as sinaleiras na Centenário”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.

Eixo Metropol e Rio Maina

Será uma alternativa viária ao trânsito da Avenida dos Imigrantes. O projeto sugere a ligação da Alexandre Bonfante com a rua José Gerônimo Mateus e terão melhorias de adequações no asfalto, calçadas, ciclofaixas, onde for possível, obras complementares de drenagem, alagamento das vias, sinalização e arborização urbana. A obra será uma ligação com a região dos bairros no entorno do Metropol com a Avenida Luiz Lazzarin.

Obras de macrodrenagem e canalização da Bacia do Rio Criciúma

As obras são uma sequência dos trabalhos já realizados desde 2010 no município. Desta vez, corresponde ao projeto de continuação do canal auxiliar entre a rua Ângelo Peruchi até a Avenida Centenário, tendo uma extensão de 980 metros. O intuito é aumentar a capacidade de vazão da água, resultando em um melhor escoamento das águas, evitando as cheias.

Eixo Pinheirinho

A obra compreende a pavimentação da rua Irmão Valmir Orsi, em aproximadamente 1,5 km, até o bairro Santa Augusta. Para melhorar a mobilidade urbana da região, será feita a implantação do corredor de ônibus, nas ruas Giácomo Biléssimo e Imigrante Meller até o Terminal do Pinheirinho. As vias receberão calçadas, pavimentação asfáltica, ciclovias e ciclofaixas, onde possível, obras complementares de drenagem.

Eixo Rio Maina – Primeira Linha

É um eixo de ligação viária Norte e Sul de Criciúma, que ligará do Rio Maina até a BR-101. A ligação passará pelas ruas Noé Pirola, Hermógenes Mauricio, Domênico Sônego, Arthur Bernardes, margens da FTC e Rodovia Luiz Rosso, totalizando mais de sete quilômetros. Além disso, a nova estrutura prevê uma futura instalação de ligação do transporte coletivo troncal.

O projeto prevê a utilização de vias existentes alargando as pistas ou duplicando quando possível. As vias serão asfaltadas, terão obras de artes especiais nos cruzamentos viários, construção de calçadas, ciclofaixas, sinalização e arborização urbana.

Parque Ecológico no Morro Cechinel

Já na área do meio ambiente será a implantação do Parque Turístico e Ecológico do Morro Cechinel. Com trilhas, o parque visa proporcionar um contato e a preservação da natureza. Ao longo do caminho, os visitantes poderão acompanhar informações sobre a fauna nativa e identificação das árvores, sendo também um instrumento de educação ambiental. O projeto também conta o cercamento de todo o parque.

O parque contará com o Mirante Realdo Santos Guglielmi e o Parque Astronômico de Criciúma, ambos em construção.

Implantação e pavimentação do prolongamento da rua Elzio Lima

Localizada no bairro Mina Brasil, a rua Elzio Lima terá uma abertura na via para aumentar a capacidade de fluxo e dar conforto aos motoristas para o acesso de entrada e saída de Criciúma. O objetivo desta abertura é melhorar a mobilidade urbana na região do bairro Pio Correia com destino a SC 108, ligando Criciúma a Cocal do Sul.

Texto: Ana De Mattia

Foto: Jhulian Pereira