Notícias

Samae de Jaraguá faz balanço de 2018

O ano de 2018 foi marcante para o Samae de Jaraguá do Sul, um ano de muito trabalho e realizações. O principal marco foi a celebração do cinquentenário da autarquia no mês de maio coroado com a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água, que vai garantir o abastecimento do município para as próximas décadas.

Ainda em comemoração ao seu cinquentenário, o Samae recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e das mãos dos escritores João Chiodini e Carlos Schroeder o livro que conta os 50 anos da autarquia. A inauguração do Espaço de Memória também marcou a data, um ambiente construído junto à ETA Central, que resgata a história do saneamento em Jaraguá do Sul.

Samae de Jaraguá do Sul – foto>divulgação

Para Ademir Izidoro, diretor presidente do Samae “o ano ainda iniciou com uma missão desafiadora, que foi assumir a gestão de resíduos sólidos, missão cumprida com eficiência e sucesso. Hoje, o Samae apresenta equilíbrio financeiro nessa área que há anos contabilizava prejuízos e ainda retomou a distribuição do “saco verde””. O índice da coleta seletiva pulou de 7% para 23% em apenas 6 meses.

Diversas ações foram realizadas junto à comunidade: participação no Seminário Internacional sobre Resíduos Sólidos, Ação Comunitária, passeio ciclístico do Samae no Parque Malwee e diversas ações relativas ao Dia da Água, celebrada em 22 de março. O Samae esteve presente no Movimenta Jaraguá, desenvolveu Ação na Praça Ângelo Piazera e fechou as atividades da área ambiental com as formaturas do Proeva. As ações sociais do Samae atingiram mais de 29 mil pessoas durante todo o ano.

O Samae deu continuidade às ações de aumento do índice de coleta e tratamento de esgoto com a implantação da rede de esgoto na Feliciano Bortolini e dezenas de outras vias, foram aproximadamente 5,7 km de redes de esgoto e 19,4 km de redes de água. Foram mais de 36.396 ordens de serviço executadas.

Entre os grandes projetos iniciados, um dos principais é o programa de Revitalização da Mata Ciliar no Rio Itapocu, o novo reservatório no Morro do Picolli – R6, a apresentação do Programa de Saneamento Rural no Garibaldi e a ampliação do Proeva para escolas particulares.

Ainda nos meses de novembro e dezembro o Samae fez seu planejamento estratégico para os próximos 2 anos, propiciou capacitação para agentes comunitários de saúde, anunciou o início da coleta seletiva no Garibaldi, treinamento para recicladores, realizou concurso público, deu início à implantação de 22 novos macromedidores eletromagnéticos, gincana para os servidores e recebeu destaque internacional pela Revista Espanhola RETEMA.

Ademir Izidoro, ressaltou que 2018 foi um ano emblemático: “Recebemos o prêmio Fritz Muller e a comenda Amigo do 14º Batalhão da Policia Militar”, comentou Izidoro.

E para fechar 2018, o Samae conseguiu aprovar financiamento no BNDES no valor de R$ 36 milhões para obras de modernização do sistema de abastecimento de água, ampliação da rede coletora de esgoto e projetos para controle de perdas.

Sair da versão mobile