Destaques

Santa Catarina recebe mais de 2 milhões de reais para o combate contra a gripe aviária

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) destinou mais de R$ 2 milhões para a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) realizar ações de prevenção e controle da influenza aviária H5N1 em território estadual. O convênio foi assinado ontem (31/10/2023) por representantes dos dois entes públicos, em conjunto com o Governador de Santa Catarina.

O representante do Ministério da Agricultura em Santa Catarina, Superintendente Fúlvio Brasil Rosar Neto (D), destacou a importância do convênio para fortalecer a defesa agropecuária do estado, que é um dos maiores produtores e exportadores de carne de frango do Brasil.

“Esse valor é fundamental para o enfrentamento da gripe aviária em nosso estado, haja vista a pujança do setor, sendo um dos maiores exportadores do país”.

Segundo o Ministro Carlos Fávaro (E), o MAPA está monitorando os casos da doença no país e no exterior e tem adotado medidas preventivas para evitar a entrada do vírus em granjas comerciais.

“Devido o trabalho em conjunto desenvolvido pelo Mapa e Cidasc, conseguimos ter êxito. Até o presente momento não tivemos gripe aviaria em estabelecimentos comerciais, somente em aves de subsistência”, explica Rosar Neto.

A gripe aviária é uma doença viral que afeta as aves domésticas e silvestres e que pode ser transmitida para maníferos, incluindo os seres humanos. O vírus H5N1 é uma das variações mais perigosas da gripe aviária e tem alta taxa de mortalidade.

Posts relacionados

ABRH-SC e FIESC unem forças para formar lideranças na indústria catarinense

Redação

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação

Prefeito Eduardo Freccia apresenta avanços econômicos de Palhoça na FIESC

Redação
Sair da versão mobile