Destaques

São José é a quarta cidade mais populosa de SC segundo Censo do IBGE

Município cresceu 28,83% em doze anos, ganhando mais 60.491 habitantes

Os dados oficiais do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28), revelaram um crescimento significativo na população de São José. De acordo com o levantamento, o município registrou um aumento de 28,83% em 12 anos, totalizando agora 270.295 habitantes.

A importância do Censo vai além do simples registro populacional. Ele fornece informações cruciais sobre o município, como faixa de renda, escolaridade e saneamento básico, que são essenciais para embasar a elaboração de políticas públicas voltadas para melhorias locais.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila ressaltou a relevância desse trabalho. Segundo ele, as informações atualizadas obtidas por meio do Censo fornecerão suporte para o desenvolvimento de políticas públicas, decisões empresariais e atualização dos cálculos do Fundo de Participação dos Municípios e do Estado.

Com esses dados, o município de São José estará munido de informações precisas e atualizadas, permitindo uma gestão mais eficiente e embasada em evidências, visando o bem-estar e o progresso de sua população.

Evolução demográfica de Santa Catarina

Santa Catarina registrou um aumento significativo em sua população desde o último Censo realizado em 2010. Atualmente, o Estado conta com impressionantes 7.609.601 habitantes, conquistando o segundo lugar no ranking nacional de crescimento populacional, com um aumento de 21,78% ao longo dos últimos 12 anos.

No topo da lista das cidades mais populosas, as três primeiras posições permaneceram inalteradas: Joinville lidera com uma população de 616.323 habitantes, seguida por Florianópolis, com 537.213 habitantes, e Blumenau, com 361.261 habitantes.

Censo 2020

O Censo, uma pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desempenha um papel fundamental ao coletar dados abrangentes sobre a população brasileira. Essa iniciativa permite traçar um perfil socioeconômico do país, ao contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como os brasileiros vivem.

Conforme determinado por lei, os censos devem ocorrer a cada dez anos. Após a realização do último censo em 2010, o IBGE estava se preparando para conduzir a pesquisa em 2020. No entanto, o avanço da pandemia de covid-19 impossibilitou que os recenseadores fossem a campo para coletar os dados. Em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde, o instituto precisou adiar o trabalho que era esperado para aquele ano.

Todos os 5.568 municípios brasileiros, além de dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal), totalizando 5.570 localidades, receberam a visita dos recenseadores. De acordo com o IBGE, foram visitados 106,8 milhões de endereços em uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados.

No total, 79.160.207 questionários foram respondidos, sendo que 88,9% deles continham 26 quesitos e 11,1% continham 77 quesitos. A grande maioria, 98,88% das entrevistas, foi conduzida de forma presencial, enquanto o restante foi realizado por meio da internet ou telefone.

Destaques

O número de domicílios do país cresceu 34% frente a 2010, totalizando 90,7 milhões.
A capital paulista, como município mais populoso do país, também tem o maior número de domicílios, com 4,9 milhões. Frente aos dados de 2010, o crescimento foi de 27%.
No país, a média de moradores por domicílio é de 2,79, queda em relação a 2010 (3,31).
Em 2022, a densidade demográfica do país chegou a 23,9 habitantes por km².
A densidade populacional continua desigual entre as regiões. No Norte, que concentra 45,2% do território do país, a densidade é de 4,5 hab/km². Já no Sudeste, a média é de 91,8 pessoas por quilômetro quadrado.
Os domicílios particulares permanentes vagos aumentaram 87%, chegando a 11,4 milhões, enquanto os de uso ocasional cresceram 70% em 12 anos, totalizando 6,7 milhões.
Agência de São José

A agência do IBGE em São José está localizada na Rua Sebastião Furtado Pereira, 60 – Barreiros. O telefone de contato é: (48) 3346-0124.

 

foto>PMSJ, divulgação

Posts relacionados

Heloísa Cabral será a secretária de Assistência Social, Mulher e Família

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, anuncia novos nomes de seu governo

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul anuncia os nomes dos futuros secretários da Educação e de Obras

Redação
Sair da versão mobile