Blog do Prisco
Manchete

São José migra base de dados e serviços para sistema de gestão em nuvem

Mudança permite que município se adeque à Lei Federal que prevê integração de dados orçamentários

O Programa São José Digital mostra que o serviço público não precisa mais ser associado a pilhas de documentos impressos e demora no atendimento. A prefeitura adotou um software único que concentra na nuvem as informações antes dispersas em 76 bancos de dados diferentes. A migração foi feita em apenas oito dias, período em que também foram treinados os servidores para uso da nova tecnologia.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila destaca que “o novo software irá diminuir o fluxo de papel, possibilitando a tramitação de documentos no formato digital, com redução de gastos com transporte e guarda de processos. Também irá facilitar e agilizar a rastreabilidade de documentos, oferecendo maior segurança, confiabilidade e integridade da informação”. Tudo com proteção dos dados conforme a nova Lei Geral de Proteção de Dados.

O volume de informação que circula diariamente pelo sistema é enorme. São José tem 253,7 mil habitantes e mais de 1,2 mil indústrias, 6,3 mil estabelecimentos comerciais, 4,8 mil empresas prestadoras de serviços e cerca de 5,3 mil profissionais autônomos. Negócios que não tiveram descontinuidade em serviços como a emissão de notas fiscais, alvarás e outros documentos.

A mudança do sistema também permite ao município se adequar ao novo SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle). Definida pelo Decreto Federal 10.540/2020, a implantação do SIAFIC busca padronizar os processos de controle orçamentário do poder público. “Significa que todas as entidades públicas, como prefeituras, câmaras e outras autarquias, precisam adotar uma mesma linguagem. Isso evita retrabalho e amplia o acesso em portais da transparência, por exemplo”, explica Antônio José Begnini, Gerente de Projetos da IPM Sistemas, empresa contratada para o fornecimento do novo software usado em São José. O Decreto entra em vigor a partir de janeiro de 2023.

foto>divulgação

Posts relacionados

Heloísa Cabral será a secretária de Assistência Social, Mulher e Família

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, anuncia novos nomes de seu governo

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul anuncia os nomes dos futuros secretários da Educação e de Obras

Redação