--------- Notícias - Lateral

Saretta apresenta emenda à LDO que extingue contrapartida financeira nos convênios com municípios que possuem IDH inferior a 90%

O deputado Neodi Saretta apresentou emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)  propondo que os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior a 90% do IDH médio do Estado ficam dispensados de contrapartida financeira, em todos os convênios e emendas parlamentares impositivas a serem firmados pelo Estado de Santa Catarina.

“Esses municípios, sobretudo os do extremo Oeste, Meio Oeste e região Serrana, que têm o IDH baixo, quando o governo faz um convênio, como, por exemplo: a construção de rua, ampliação de unidade de saúde, reformar escola, ou qualquer outro convênio, é exigida a contrapartida para receber os recursos. Porém, há muitos municípios que possuem poucos recursos, então queremos, através dessa emenda, dispensar essa contrapartida financeira”, disse Saretta.

Atualmente, o cálculo do IDH é efetuado a partir de três aspectos principais da população: renda, educação e saúde. Assim, quanto mais esses três aspectos apresentarem melhorias, melhor será o IDH da localidade em questão.

Posts relacionados

Recado claríssimo

Redação

Deputados terão mais poder sobre Orçamento estadual

Redação

Bancada Federal de Santa Catarina destina recursos para recuperação de rodovias estratégicas

Redação
Sair da versão mobile