O deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde, participou de reunião técnica conjunta para debater ações preventivas de combate ao Coronavírus nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI). O Objetivo da reunião foi debater e buscar orientações para as instituições de acolhimento de pessoas idosas nas ações e medidas de enfrentamento à Covid-19. “Vivemos um momento de apreensão, em relação à pandemia, e debater essa questão dos idosos e dessas instituições, bem como dos que trabalham nesses locais é fundamental”, disse Saretta.
Em Santa Catarina há cerca de 250 ILPI, com 5.803 residentes. Desse total, 32 idosos residentes e 15 trabalhadores tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19. Das mortes registradas por coronavírus, em SC, 101 foram de idosos. Saretta disse que é importante que o Governo tenha um olhar mais atento a esses locais para evitar e minimizar a contaminação. Ele também ressalta que os Governos façam sua parte no cuidado e atenção aos idosos, e no investimento em políticas de amparo e assistencial. “Foi muito importante debater as questões dos lares de idosos. Isso será uma ferramenta fundamental para as instituições. Estamos trabalhando e participado ativamente com ações e projetos e sugestões para que possamos atravessar esse momento de pandemia e, o quanto antes possível, sairmos dessa com as menores consequências possíveis.
A reunião foi promovida pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados de Ações Contra o Coronavirus, com a participação das Comissões de Saúde e de Defesa dos Direitos dos Idosos da Assembleia Legislativa.