Destaques

Saúde: tabela do SUS é a mesma há 14 anos

Há 14 anos a tabela SUS não é atualizada pelo Governo Federal que repassa para os Estados 3.8% do que se arrecada em impostos para serem investidos na saúde. O Estado repassa 12% para os municípios. Os recursos são insuficientes para suprir a demanda, obrigando as prefeituras a aplicarem mais do que os 15% determinados por lei.

Neste sentido, os deputados que integram a Comissão de Saúde da Alesc propuseram às câmaras municipais o Projeto de Emenda à Constituição do Estado para aumentar o repasse na área da saúde. A proposta é de aumentar a aplicação em saúde pelo Estado de SC de 12% para 15% do orçamento estadual, na base de meio ponto percentual ao ano, até atingir o proposto. Para executar o dispositivo da legislação estadual (art. 49), feito inédito na história política do Estado, é necessário que no mínimo 150 câmaras (50% do total) protocolem o projeto na Assembleia Legislativa.

A meta foi atingida, mais de 160 câmaras municipais protocolaram a solicitação. “É uma ação que irá minimizar o problema e não resolvê-lo. Ocorre um subfinanciamento crônico no SUS e se nada for feito, presenciaremos o fechamento de muitos hospitais”, alerta Dalmo Claro. O parlamentar sugeriu que o Estado execute ações que desonerem os hospitais em SC, que passam por dificuldades financeiras, citando como exemplos práticos a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o não pagamento das elevadas taxas para
liberação de alvará para órgãos como a Fundação do Meio Ambiente (FATMA), que são exigidas dos hospitais no momento de realizar reforma ou ampliação.

A solicitação foi entregue ao presidente do Legislativo Catarinense, deputado Gelson Merísio. A PEC seguirá os trâmites legais, sendo apreciada nas comissões temáticas da Casa e porteriormente no plenário. A ação envolveu deputados, sociedade civil organizada, representantes dos hospitais, secretários de saúde e entidades médicas. A mobilização ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 2.

Foto: Gabriel Baggio, divulgação

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

Redação

Entidades se manifestam na sessão do Alesc Itinerante em Lages

Redação
Sair da versão mobile