Blog do Prisco
Destaques

SC é destaque no Prêmio Brasil Mais Inclusão

Santa Catarina se destacou no Prêmio Brasil Mais Inclusão, concedido pela Câmara dos Deputados às personalidades, empresas ou entidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Indicada à premiação pelo deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), a atleta paralímpica Aline Rocha, medalhista na modalidade de atletismo, foi selecionada na categoria personalidades. Entre as entidades, o destaque ficou por conta da Associação Serrana dos Deficientes Físicos, de Lages, também uma das agraciadas com a premiação.

sc-mais-inclusao

“Natural de Campos Novos, Aline atualmente vive em São Caetano do Sul (SP) em função de seus treinamentos, mas segue orgulhando Santa Catarina pelo Brasil e pelo mundo. Mesmo tão jovem, a atleta já é Tetracampeã da São Silvestre e acaba de ficar em 3º lugar na Maratona de Oita, no Japão. Com muito esforço e merecimento, 2016 está sendo o ano de Aline: a atleta já foi campeã da Grandma’s Marathon em Duluth, Minessota (EUA), além de Recordista Brasileira dos 100m, dos 200m; dos 400m; dos 1.500m; e dos 5.000m. É um exemplo de disciplina e superação que emociona e orgulha a todos os brasileiros”, destacou o deputado.

Paralimpíadas Rio 2016

Aline participou das Paralimpíadas Rio 2016, na qual disputou em Copacabana a prova de maratona e terminou o percurso em 10º lugar, com o tempo de 1:43:01, sendo a melhor classificação brasileira na prova. Ao todo, nesta Paralímpiada, Aline participou de diversas disputas: os 1.500m, na qual terminou em 8º lugar e conseguiu classificação para a final. Na sequência, foi a vez de disputar a final dos 1.500m, na qual terminou na 9ª posição e, apesar de não ter conseguido medalha, bateu o recorde brasileiro e seu recorde pessoal.

 

O Prêmio Brasil Mais Inclusão 

 

A entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão acontecerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, no próximo dia 7 de dezembro. Criado em 2015, a premiação é considerada pioneira ao permitir, pela primeira vez, a participação da sociedade civil de forma direta e sem intermediários.

Os vencedores foram escolhidos pelo Conselho Deliberativo do Prêmio, formado pelo segundo-secretário da Câmara, deputado Felipe Bornier Pros-RJ), pela terceira-secretária, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), por titulares da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e por deputados representantes dos partidos indicados por seus respectivos líderes.

As empresas e entidades escolhidas na edição de 2016 foram:

– Anglo American Minério Ferro Brasil S/A – Belo Horizonte (MG);
– Associação Serrana dos Deficientes Físicos – Lages (SC);
– Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte – Natal (RN);
– Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) – Centro de Reabilitação Hebe Camargo – Campina Grande (PB); e
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Colinas – Colinas do Tocantins.

As cinco personalidades vencedoras são:
– Instituto São Rafael – Belo Horizonte (MG);
– Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência – São Paulo (SP);
– Daniel José Dias Auer – Ponta Grossa (PR);
– Alex Garcia – Porto Alegre (OS); e
– Aline Rocha – São Caetano do Sul (SP).

 

Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro – Abertura das Paralimpíadas Rio 2016