Destaques

SC perde o professor Ernani Bayer

Foi sepultado, neste final de semana, na Capital, o professor Ernani Bayer. Tratava-se de  uma grande personalidade de Santa Catarina no contexto educacional.

O mestre deixou sua marca na Universidade Federal de Santa Catarina, sendo o quarto reitor de sua história, e ocupou cargos estratégicos no poder público. Seu período à frente da UFSC coincidiu com o mandato de Jorge Konder Bornhausen como governador. Ambos eram contemporâneos.

*Como reitor, Bayer teve um papel fundamental no processo de redemocratização da universidade. Além da criação da EdUFSC, que contribuiu para isso, o professor também revogou a proibição de manifestações no campus e enfrentou com equilíbrio um período de muitas greves nas universidades, que culminaram com a edição do Plano de Carreira no Magistério Superior.

O professor também foi secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, na gestão do ministro Jorge Konder Bornhausen. Foi ainda conselheiro e vice-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). No Governo de Santa Catarina exerceu, entre 2012 e 2013, o cargo de secretário-adjunto de Comunicação durante a gestão de Raimundo Colombo. Sua última função pública foi no Conselho de Administração das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

foto>divulgação

*Com informações da Apfusc

Sair da versão mobile