Blog do Prisco
Manchete

SC pode abater recursos investidos em obras federais da dívida com a União

No dia 5 de janeiro de 2023 o Presidente da República promulgou o Art. 181. proposta pelo senador Esperidião Amin que “prevê que na hipótese de transferência de recursos do ente federado para execução de obras de responsabilidade da União, o montante equivalente deverá ser utilizado para abatimento da dívida com o Tesouro Nacional”.

Ou seja, o dispositivo permite que um Estado, um município e/ou Distrito Federal que transfira recursos à União para execução de obras federais tenha direito de abater da dívida que possui com a União o valor da transferência realizada.

Um exemplo disso acontece com Santa Catarina. Desde 2021, o governo catarinense firmou convênio com o governo federal para investir R$ 465 milhões, de recursos estaduais, em obras estratégicas nas rodovias federais que estão sendo executadas pelo DNIT (BR’s 470, 280, 285, 163 e 282).

Reforçando que o senador Esperidião Amin vem tratando e articulando esse dispositivo há tempo, quando apresentou emendas para as Comissões Mista de Orçamento (CMO), Assuntos Econômicos, Infraestrutura, e de forma individual.

Na CMO, quando era membro titular, apresentou a emenda na LDO 2022, porém foi rejeitada. Amin também apresentou emenda individual na LDO 2022, mas também acabou recusada. Já na LDO 2023, o senador apresentou emenda individual e foi aprovada. A Bancada de Santa Catarina também conseguiu aprovar a emenda na LDO 2023. Esperidião Amin também teve êxito nas comissões de Assuntos Econômicos e Infraestrutura, com a aprovação nas duas comissões.

No dia 09 de agosto do ano passado, o dispositivo foi vetado pelo então Presidente da República, porém o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional, tendo o artigo sido promulgado e publicado no dia 05 de janeiro, conforme anunciado acima.

Como fica o dispositivo (Art. 181) após a sua promulgação realizada no dia 05/01/2023?

A partir de agora, conclui-se que o Estado de Santa Catarina possui direito de aplicar a regra do art. 181 da LDO 2023 a partir de 5 de janeiro deste ano, seja quanto às transferências já realizadas à União, que representam um crédito do governo estadual a ser compensado pelo abatimento da dívida, seja quanto às transferências vincendas decorrentes de lei ou ato celebrado antes da entrada em vigor desse dispositivo.

Nota encminhada ao governador

A Nota Informativa nº 144, de 2023 (em anexo), elaborada pela Consultoria Legislativa do Senado
Federal, tem o objetivo de analisar o alcance da vigência do art. 181 da Lei nº 14.436, de 9 de
agosto de 2022 (Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 – LDO 2023).
A Nota Informativa nº 144, de 2023 foi encaminhada, via ofício, ao Governador do Estado, Jorginho Mello.

Posts relacionados

Prefeito Eduardo Freccia apresenta avanços econômicos de Palhoça na FIESC

Redação

Naatz propõe mobilização política e empresarial contra corte de recursos para obras estruturais em SC

Redação

Secretaria da Fazenda atende pedido do COFEM e prorrogação do prazo para emissão de Nota Fiscal com cBenef

Redação