Evento acontece no próximo sábado (16), na Praça Ângelo Piazera, a partir das 10h
Jaraguá do Sul começa a viver o clima de mais uma Festa dos Atiradores a partir do próximo sábado (16), quando acontece o tradicional Schützenbaum, que abre a programação de eventos da 33ª Schützenfest. Majestades da festa, sociedades, integrantes da CCO, bandas e grupos folclóricos se reúnem para concentração a partir das 10h, em frente ao Espaço Cultural, na Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Museu da Paz).
De lá, o pelotão segue em marcha até a Praça Ângelo Piazera. No percurso, as bandas Musical JS, Bavária e Estrela de Ouro, animam o grupo e chamam a atenção de quem está circulando pelas ruas, no trânsito, e de quem está no comércio. O ritual de condução dá ‘arvore dos atiradores’ até a Praça Ângelo Piazera, conta ainda com as presenças do Rei e da Rainha dos Atiradores, das majestades da beleza e do Wilfred (mascote), além dos integrantes da comissão organizadora, prefeito, secretários municipais, servidores e os membros das 17 sociedades que formam a Acstvi (Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu).
Já na nova praça, ao som da Banda Die Tal Buben, uma cerimônia tradicional marca a instalação da ‘arvore dos atiradores’, que ficará até a abertura da Schützenfest neste local. A programação do Schützenbaum promete movimentar o Centro de Jaraguá do Sul, com música, chope, boa gastronomia e muita alegria. As cervejarias Karsten, Konigs, Maestro, Stannis, Witor e Germania também marcam presença, com foodtrucks, espetinhos e churros.
Toda a programação é aberta ao público e serve como um aperitivo do que vai acontecer durante a Schützenfest, que será de 9 a 19 de novembro, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.
O Schützenbaum tem origem nas festividades do Maibaum (árvore de maio), que acontecem na Baviera, Alemanha, onde, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade.
Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. As festividades do Maibaum foram adaptadas, tendo como significado a “árvore dos atiradores”, que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização.