Blog do Prisco
Notícias Últimas

Schützenbaum é instalada na nova Praça Ângelo Piazera

Cerimônia abriu oficialmente as festividades da 33ª Schützenfest, que será de 9 a 19 de novembro

A “Árvore dos Atiradores” está instalada e Jaraguá do Sul começa a viver o clima da 33ª Schützenfest. O ritual de instalação da Schützenbaum aconteceu na manhã do último sábado (16), na nova Praça Ângelo Piazera e foi acompanhado por um público estimado em aproximadamente mil pessoas, além dos mais de 600 que participaram do desfile. As majestades do tiro e da beleza, do mascote da festa, do prefeito Jair Franzner, autoridades convidadas, representantes das 17 sociedades de atiradores com suas rainhas e princesas da beleza e tiro, integrantes da CCO, bandas e grupos folclóricos deram um colorido todo especial ao centro da cidade.
Após a concentração em frente ao Espaço Cultural, na Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Museu da Paz), o pelotão conduzindo o Schützenbaum seguiu em direção à Praça Ângelo Piazera. No percurso, a animação do grupo chamou a atenção de quem passava pela rua, de quem estava no comércio e até mesmo de pessoas que acompanharam o desfile das janelas dos prédios, como é o caso do expedicionário Walter Carlos Hertel, que aos 100 anos, acompanhou atentamente e acenava  conforme o avanço da marcha, sob a animação do Musical JS, Banda Bavária e Estrela de Ouro.
Ao chegar na Praça Ângelo Piazera, o Schützenbaum foi conduzido ao novo espaço destinado ao ritual. Antes da instalação, foi feita uma breve homenagem ao integrante da CCO e servidor da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Nirton Hanemann, que morreu no último dia 10 de setembro. Também aconteceram alguns pronunciamentos, como o do prefeito Jair Franzner, que anunciou a conclusão das obras do Estande de Tiro Olímpico, que deverá ser entregue durante a 33ª Schützenfest. Também disse que os preparativos da festa estão bastante adiantados. “E a nossa festa vai ser maior do que a do ano passado. Com essa animação, com esse povo e todos trabalhando juntos para um foco só, nós vamos superar os 140 mil visitantes que tivemos. Esperamos todos na Schützenfest, de 9 a 19 de novembro”, disse.
Pela primeira vez, a “Árvore dos Atiradores” foi instalada nos fundos do Museu Histórico Emílio da Silva, ao lado do novo palco cultural da praça e ficará lá até a 33ª Schützenfest, que acontece no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.
Até por volta das 13h, o público permaneceu na praça, animado pela Banda Bavária, e aproveitando   para degustar algumas marcas de chope que estarão presentes na festa, bem como o aperitivo gastronômico.

ÁRVORE DOS ATIRADORES

O Schützenbaum tem origem nas festividades do Maibaum (árvore de maio), que acontecem na Baviera, Alemanha, onde, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade.
Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. As festividades do Maibaum foram adaptadas, tendo como significado a “Árvore dos Atiradores”, que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização.

Posts relacionados

Expansão do Centro de Inovação será entregue nesta sexta-feira

Redação

Em Jaraguá, governador confirma ida de Lunelli para Secretaria de Agricultura

Redação

Prefeitura de Jaraguá do Sul é Nível Ouro em transparência ativa

Redação