Notícias Últimas

Sebrae/SC: um aliado para o desenvolvimento de pequenos negócios

Empreendedor de Xaxim relata a contribuição da entidade para o aumento de competitividade de sua empresa

Vídeo: https://youtu.be/DZdvWSVi5c4

Conheça o dispositivo para boca de lobo

“Para abrir uma empresa é necessário saber o que se quer fazer e gostar da atividade”, orienta o proprietário da Metal Xaxim Metalúrgica, Nelson Stieven, que recebeu suporte do Sebrae/SC ao longo da trajetória da sua empresa, fundada em 2000, no município de Xaxim, no oeste catarinense. O empreendedor contou com suporte para aprimorar a gestão empresarial e os processos internos, aumentar a competitividade do negócio e implementar inovações na empresa.

“O Sebrae/SC é um órgão de sustentação dos pequenos negócios, de orientação para o empreendedor que está iniciando sua trajetória ou daquele que pretende ampliar sua visão, além de instrumentalizar a empresa para que tome decisões com base em indicadores. Para o meu negócio esse suporte possibilitou abrir mais meus horizontes e, com isso, tive a oportunidade de desenvolver o dispositivo para boca de lobo, que recebeu o registro de patente de modelo de utilidade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial”, recorda o empreendedor.

Stieven participou de cursos, palestras e consultorias disponibilizadas pelo Sebrae/SC, mas duas soluções foram decisivas para alavancar sua empresa: “Inovar para competir” e “Eu sei vender”. “Esclareci muitas dúvidas e levo comigo uma reflexão: como vou oferecer dez portões de elevação se não tenho condição de fabricar dois? Essas informações, aliadas com a experiência do tempo de empresa, colaboraram para que hoje eu tenha um negócio bem organizado, com valores em caixa e crédito no mercado”, analisa o empreendedor.

Para explicar as estratégias adotadas na aplicação dos recursos Stieven faz uma analogia a uma partida de futebol. “Eu sou um atleta de camisa número 5, então, eu não posso estar só na zaga ou só no ataque, mas preciso ficar de olho nessas duas posições. De maneira prática, comprar, industrializar e vender é um processo natural, mas as questões financeiras requerem mais atenção. Posso dizer que não tenho inadimplência na empresa e nunca tive prejuízo por causa disso, até porque tenho várias opções para pagamento, como: dinheiro, cheque, cartão, Pix e boleto. Aquele que não se enquadra nessas alternativas não faz negócio conosco”, argumenta.

A orientação do empreendedor para quem deseja ter seu próprio negócio é buscar primeiramente orientações no Sebrae/SC. “Você pode abrir uma empresa com alto valor de investimento, mas se for mal administrada não se manterá no mercado”, reforça. Stieven destaca que para uma empresa manter seu crescimento é necessário: transparência e confiança. “Tendo esses elementos você será mais feliz e seguro. Os melhores tesouros que existem em uma empresa são a honestidade e a seriedade”, finaliza.

INOVAÇÃO

A ideia do dispositivo surgiu após a solicitação de uma cliente para uma chapa de ferro para fechar a boca de lobo. Durante a produção a proposta foi aperfeiçoada e originou na inovação, que consiste em um tampão de ferro com um sistema de balança, que abre com a força da chuva. Foram anos de pesquisas, tentativas e erros até obter a qualidade almejada no produto. “Sempre contei com o apoio do Sebrae/SC, principalmente, na busca do conhecimento. Os treinamentos auxiliaram no aperfeiçoamento do produto e também para a compreensão dos processos licitatórios nos municípios”, comenta o empreendedor.

PROCESSOS MAIS EFICIENTES

O próximo passo em direção à evolução do negócio já foi dado com a inscrição no Projeto Agiliza, realizado pelo Sebrae/SC em parceria com o Senai. A iniciativa trata-se de consultoria para auxiliar micro e pequenas indústrias catarinenses a se tornarem mais produtivas e competitivas diante do mercado.  Tudo inicia a partir da análise dos processos atuais e da identificação de gargalos. Posteriormente, é elaborado um plano de ação para implementar as estratégias nos processos produtivos, tornando a produção mais ágil e qualificada.

De acordo com o analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, na região oeste catarinense a proposta foi otimizada com a conciliação do diagnóstico da solução “Como Anda Sua Empresa”. “Os consultores que aplicam essa solução nas indústrias já apresentam o Projeto Agiliza e incentivam que o empresário faça sua inscrição. Na sequência a equipe do Senai entra em contato para agendar os encontros. Na primeira etapa serão 20 horas de consultoria subsidiada pelo Sebrae/SC, sendo 12 horas em chão de fábrica, durante dois meses”, explica.

As empresas participantes do Projeto Agiliza têm a oportunidade de ampliar sua capacidade produtiva, padronizar processos e reduzir perdas. Ainda entre os benefícios estão: melhor compreensão do processo produtivo, padronização de processos, aumento da capacidade produtiva, acompanhamento da evolução e tomada de decisões com base em dados e indicadores. Em 2022 foram atendidas 485 empresas, que obtiveram um ganho médio de produtividade de 38%. Os empresários interessados podem se inscrever no link: materiais.sc.senai.br/agiliza-inscricao.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

 

Sair da versão mobile