Destaques

Secretaria da Educação de SC assume protagonismo no Comitê de Emergência do MEC

Natalino Uggioni é um dos dois Secretários de Estado da Educação que representam o Conselho Nacional dos Secretários, o CONSED, junto ao Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (MEC), que tem a finalidade de debater e definir medidas de combate à disseminação do novo coronavírus em instituições de ensino, ações educacionais durante a pandemia e também, discussões acerca da retomada das aulas presenciais.

Em sua primeira reunião no COE, no último dia 31, Uggioni teve a oportunidade de apresentar as Diretrizes elaboradas por 15 instituições de Santa Catarina ligadas à Educação, documento disponibilizado à sociedade na mesma semana, que norteará as ações de retomada das aulas presenciais, quando houver condições sanitárias para o retorno seguro.

O secretário justificou aos demais membros do comitê do MEC que as diretrizes viabilizam o planejamento e a aquisição de equipamentos de segurança necessários, a capacitação dos profissionais nas escolas e a criação dos protocolos de cada município e unidade de ensino, considerando as especificidades de cada comunidade.

Na reunião do COE, o Ministério foi representado por Ariosto Antunes Culau (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC) e Maria Fernanda Bittencourt (chefe de gabinete da secretaria-executiva do MEC), além do presidente Nacional da UNDIME, Luiz Miguel Martins Garcia, que representa os secretários municipais de Educação de todo o país.

Nesta terça-feira, 4 de agosto, Uggioni apresentou as Diretrizes catarinenses aos demais secretários de Educação dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, em reunião do CONSED.

“Diante dos enormes desafios da educação durante a pandemia, temos obtido um acompanhamento muito próximo da comunidade escolar em Santa Catarina, com o uso de plataformas digitais, o monitoramento aluno por aluno e o protagonismo do professor, ministrando atividades junto às suas turmas. Viemos realizando a busca ativa dos alunos para que não parem as atividades, sejam elas via internet ou impressas – o vídeo abaixo foi preparado justamente para esse propósito,” destaca.

“Por fim, a repercussão nacional do trabalho que temos realizado aqui, junto ao CONSED e também à UNDIME, é motivo de satisfação e nos reforça a responsabilidade de ofertar Educação Pública, sempre em busca da melhoria e da qualidade”, ressalta o secretário.

Ações da Educação em SC durante a pandemia

– Na rede estadual de ensino, foi priorizado o protagonismo dos professores. São eles que preparam as aulas e disponibilizam as atividades para seus alunos. Segundo o secretário, isso reforça o “sentimento de pertencimento” para a educação, fundamental para que se tenha qualidade no processo. São mais de 500 mil pessoas na comunidade escolar envolvidas;

– Ações desenvolvidas para professores e alunos em parceria com a plataforma VIVESCER, indicando a grande preocupação da gestão para com o bem estar, de alunos e professores, no apoio para o equilíbrio corpo e mente, uma vez que todos estão convivendo com um momento nunca antes vivido na educação;

– A busca ativa de alunos é uma ação realizada pela Diretoria de Ensino da SED, junto às Coordenadorias Regionais de Educação e às escolas, com o propósito de que nenhum estudante deixe de participar do processo, exercendo seu protagonismo e;

– A campanha, “Cada um na sua casa. Todos presentes na educação”, é direcionada aos professores, aos pais e/ou responsáveis e também aos estudantes, a fim de manter o vínculo, a atividade escolar e a saúde mental neste período de incertezas.

Posts relacionados

Univali comemora 60 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí

Redação

Setor produtivo celebra conquista do PL que fortalece a defesa agropecuária em emergências sanitárias

Redação

Material falso: busca e apreensão no comitê de Peeter Grando

Redação
Sair da versão mobile