Blog do Prisco
Destaques

Secretaria da Fazenda atende pedido do COFEM e prorrogação do prazo para emissão de Nota Fiscal com cBenef

A Secretaria de Estado da Fazenda atendeu ao pedido do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) e garantiu mais tempo para que os contribuintes catarinenses, que emitem NF-e e NFC-e com benefício fiscal, passem a preencher obrigatoriamente o campo cBenef – Código de Benefício Fiscal. A nova data é 5 de maio.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), uma das entidades que faz parte do COFEM, reforça os produtores rurais para que se mantenham atentos ao prazo, pois o não preenchimento do cBenefício de acordo com as normas resultará na exclusão do envio do documento fiscal.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , realça a importância da corretagem tributária e do preenchimento adequado do Código de Benefício Fiscal (CBenef). Ele reforça que os Sindicatos Rurais estão preparados para fornecer o apoio necessário aos produtores rurais. “Em caso de dúvidas, procure o Sindicato Rural de sua região e assegure a conformidade dos documentos fiscais, prevenindo problemas na regularização tributária”.

CÓDIGO CBENEF

O código cBenefício na Nota Fiscal é usado para identificar quais incentivos fiscais estão sendo concedidos pelo Governo do Estado na comercialização de mercadorias e produtos. Trata-se de um mecanismo de controle que padroniza a escrituração fiscal e oferece mais transparência ao processo. Sua criação está alinhada às recomendações do Tribunal de Contas (TCE/SC) e do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

O cBenef visa trazer maior controle e transparência sobre os benefícios fiscais, permitir uma apuração mais detalhada e fornecer estimativas mais confiáveis da renúncia fiscal, além de evitar ressalvas ou recomendações nas prestações de contas anuais do Governo. A obrigatoriedade do preenchimento desse código nas Notas Fiscais Eletrônicas teve início em 1º de novembro de 2023, após divulgação pública iniciada em dezembro de 2022.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um documento digital que substitui a antiga Nota Fiscal que, para os produtores rurais, foi emitida de forma física, em papel no talão de notas fiscais. O documento eletrônico é obrigatório desde 2016 e, a partir de janeiro do próximo ano, a versão em papel 20 será descontinuada. É utilizado para registrar a venda de produtos agropecuários, garantindo mais segurança, controle e transparência nas operações do setor.

Foto 55 – O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça a importância da corretagem tributária e do preenchimento adequado do Código de Benefício Fiscal. (Foto: Duda Rodrigues).

Posts relacionados

EUA: tarifa menor ao Brasil pode ampliar exportação de SC, avalia FIESC

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação