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Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville divulga balanço das Ouvidorias recebidas em 2024

A Prefeitura de Joinville divulgou o Relatório de Manifestações à Ouvidoria 2024. O documento, que está disponível no site da Prefeitura (bit.ly/RelatorioOuvidoriaJlle), contém o balanço das manifestações registradas durante todo o ano passado, sejam elas sugestões, elogios, denúncias ou reclamações relacionados a serviços, atividades e agentes públicos.

Em 2024, foram registradas 77.657 ouvidorias, cerca de 13 mil a mais que no ano anterior. São manifestações que os cidadãos fizeram por meio do aplicativo Joinville Fácil, Formulário de Ouvidoria, pelo atendimento presencial, carta ou pelo telefone 156.

Das ouvidorias de 2024, 39,83% são registros de reclamações, 27,89% outros assuntos, 15,77% de denúncias, 7,55% de informações, 7,13% de sugestões, 1,51% de elogios e 0,31% indefinidos. A classificação “outros” é aplicada às manifestações que não podem ser encaminhadas devido a informações insuficientes, registros duplicados ou assuntos que não são de competência da Prefeitura de Joinville.

“Nos últimos anos, o que temos visto é um aumento na quantidade de registros na Ouvidoria e isso mostra que a credibilidade da população junto aos canais oficiais da Prefeitura de Joinville aumentou. É um reflexo também de ações que temos feito internamente para aprimorar o fluxo dessas demandas para que o retorno ao cidadão chegue de maneira mais rápida. Prova disso é que mais de 72 mil desses processos foram respondidos em prazo igual ou menor que 20 dias. Nosso desafio é reduzir cada vez mais esse prazo”, explica o secretário de Comunicação, Thiago Boeing.

As 30.929 reclamações registradas em 2024 abrangem relatos de falha em serviços a usuários ou em atividades administrativas. Deste montante, 20.197 (65,30%) ouvidorias são relacionadas à infraestrutura e zeladoria e 5.883 (19,02%) à saúde.

Informações

O campo “informação”, que registrou 5.866 ouvidorias no ano passado, se divide em duas categorias: orientação (61,05%) e Pedidos de Informação (38,95%). Orientações são dúvidas, como perguntar sobre procedimentos, horário de funcionamento de unidades e endereços de unidades.

Pedidos de Informação são registrados com base na Lei de Acesso à Informação. Em sua maioria, referem-se a vistas de processos, inclusão de procurador em processo administrativo, endereço de terceiros por meio de alvará judicial, entre outros.

No campo “sugestão”, que registrou 5.540 manifestações no ano passado, o assunto que lidera é trânsito e mobilidade, com 2.624 (47,36%) ouvidorias. Em seguida vêm infraestrutura e zeladoria, 2.165 (39,08%) e transporte público, com 480 (8,66%).

Saúde na liderança dos elogios

No topo da lista dos elogios, está a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville. Dos 1.174 elogios registrados pelos cidadãos em 2024, a Secretaria da Saúde ficou com 55,96% (657 registros) das manifestações. Em segundo lugar está a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), com 10,22% (120), e em terceiro a Secretaria de Educação, 7,58% (89).

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