Notícias Últimas

Secretaria deflagra ação com equipe técnica para implantar medidas emergenciais de socorro à Agricultura

Foto: Will Nieckarz

As equipes técnicas da Secretaria de Estado da Agricultura , da Epagri, Cidasc e Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa) alinharam as ações para operacionalizar as medidas emergenciais de socorro à agricultura catarinense. A reunião foi realizada nesta sexta-feira, 1º de dezembro.

“Queremos dar respostas rápidas aos agricultores, com menos burocracia, para que os recursos emergenciais anunciados pelo governo do Estado cheguem logo ao campo”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto.

O Recupera SC – 2ª Etapa contempla na área da agricultura: a prorrogação de parcelas do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR), ampliação do Programa Terra Boa, Pronampe Agro Emergencial, Reconstrói SC e Indenização de animais mortos nas enchentes. Os recursos somam R$ 123,4 milhões na área da agricultura. “O processo já iniciou, temos ações em andamento. Os agricultores devem procurar a Epagri do seu município para receber as orientações”.

Segundo o secretário Colatto, as equipes estão focadas em trabalhar nessa implementação. “Ficou acertado com a Secretaria de Estado da Fazenda que a Epagri vai receber e encaminhar as demandas. Na medida em que as solicitações chegarem, vamos fazer as análises e os encaminhamentos legais, para que os recursos sejam liberados pelo Estado”, explica o secretário de Estado da Agricultura.

As propriedades rurais que tiveram perdas comprovadas na estrutura produtiva podem ser beneficiadas pelo Programa Reconstrói SC. Essa ação é destinada ao financiamento para atendimento emergencial às propriedades rurais e pesqueiras de Santa Catarina, em municípios com decreto de emergência ou calamidade pública. Atende às famílias que se enquadram no Pronaf, o limite é de até R$ 12 mil por família, com prazo de pagamento de até 5 anos, com 50% de desconto para pagamento das parcelas em dia, sem juros.

Está em andamento o Programa Terra Boa, foram realocados recursos do Projeto Calcário para o Projeto Sementes de Milho, isso representa um acréscimo de 50 mil sacas de milho. Também estão sendo disponibilizadas 12 mil sacas de semente de arroz para o replantio.

A prorrogação de parcelas de financiamento do Fundo Estadual e Desenvolvimento Rural (FDR) foi liberada, envolve os programas Fomento Agro SC, Prosolo e Água SC, Reconstrói SC, Realiza, Conecta Agro e Fundo de Terras, com prorrogação das parcelas com vencimento no período de 1º de outubro de 2023 a 31 de março de 2024.

Está sendo implementado o Programa Pronampe Agro Emergencial. Por meio do FDR/SAR, a subvenção dos juros será de 3% sob a operação de crédito contratada pelos agricultores. O programa será operado em duas linhas: projetos de custeio e projetos de investimento.

O Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa), da Secretaria de Estado da Agricultura vai indenizar os criadores que comunicarem perdas de animais nas enchentes. O levantamento está sendo feito, nesse caso os produtores devem procurar a Cidasc para cadastrar a solicitação.

Posts relacionados

Vaguinho anuncia Cristiane Maccari Uliana Fretta para a Fundação Cultural de Criciúma

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, anuncia novos nomes de seu governo

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul anuncia os nomes dos futuros secretários da Educação e de Obras

Redação
Sair da versão mobile