Era para ser apenas uma audiência de apresentação, mas o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, gostou da ideia e deu o primeiro encaminhamento para a proposta de levar o empreendedorismo às escolas públicas de Santa Catarina. O projeto foi apresentado pelo deputado Gabriel Ribeiro (PSD), pelo diretor-executivo da Junior Achievement, Evandro Badin, e pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis.
Durante o encontro, Deschamps determinou que a secretaria avalie a ideia com a possibilidade de implantá-la a partir de 19 escolas (de tempo integral).
Além de apresentar o empreendedorismo aos estudantes dos níveis fundamental e médio, o programa visa a despertar nos alunos o interesse em permanecerem por mais tempo na escola. O principal argumento é que os salários profissionais têm ligação direta com o tempo de estudo.
A proposta levada ao secretário da Educação prevê, para o ensino fundamental, uma linha lúdica, para que o estudante aprenda noções do valor das coisas, de trocas entre países, de desenvolvimento sustentável e, claro, das vantagens de permanecer na escola.
Para o ensino médio, o projeto propõe a reflexão dos problemas socioambientais, ver o dinheiro como ativo que deve ser valorizado, ética, e ainda os jovens aprendem a desenvolver aptidões e conhecimentos que lhes permitam se destacar na comunidade.
Foto>Karina Ferreira, divulgação