O comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu nesta terça-feira, 2, a visita do secretário de Segurança Pública do Estado, Paulo Cezar Ramos de Oliveira. Ele foi recebido por todos os oficiais diretores e chefes dos principais departamentos e programas da corporação e pelo comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.
Na primeira reunião de trabalho do comando-geral com o secretário recém empossado, o coronel Pelozato apresentou seu programa de trabalho, o projeto de Ordem Pública para os municípios de Santa Catarina e o Plano de Comando 360 da corporação. Em sua fala, o comandante-geral ressaltou a importância da mudança na perspectiva de “Segurança Pública” para “Ordem Pública”, conceito mais amplo, que abrange vários setores da sociedade.
Na oportunidade, o comandante-geral falou sobre o terrorismo doméstico com múltiplas vítimas e explicou o protocolo internacional adotado pela Polícia Militar. O protocolo “Fugir, Esconder e Lutar” prevê várias orientações de como as escolas e os profissionais podem agir nesse tipo de ocorrência. Ressaltou ainda o PMSC 3.0, estágio que a corporação deve atingir em excelência no seu trabalho utilizando a tecnologia como mecanismo operacional.
Em seguida, junto com o subcomandante-geral, coronel Alessandro José Machado, o comandante-geral guiou o secretário numa visita às instalações do histórico edifício, destacando-se o Salão Nobre e a Sala de Situação (onde são acompanhadas em tempo real todas as ocorrências e são realizados os índices de cada cidade e região).
Para o comandante-geral, coronel Pelozato, a visita do Secretário de Segurança Pública marca o início de um trabalho de integração. “Estamos seguindo as diretrizes do governador Jorginho Mello em relação ao trabalho em favor da Ordem Pública e da segurança de todos os catarinenses”, afirmou Pelozato. O secretário Paulo Cezar Ramos de Oliveira disse que sempre, na sua carreira como promotor de Justiça, trabalhou em conjunto com a PMSC. “Temos a certeza que essa integração de trabalho entre as forças de Segurança em Santa Catarina será ainda maior com ações pró-ativas em favor do povo catarinense”, completou.