Manchete

Seif cobra instalação da CPMI do dia 8 e apela para que CACs recadastrem armas de fogo

Ainda na tribuna, o senador enalteceu o Dia Internacional da Síndrome de Down e parabenizou o ex-presidente Jair Bolsonaro pela passagem do seu aniversário


O Senador Jorge Seif (PL-SC) usou o plenário do Senado Federal, nesta terça-feira, dia 21, para responder aos questionamentos que vem recebendo da população em relação à instalação da CPMI dos ataques em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Seif esclareceu o fato de que existia, no Senado Federal, uma CPI proposta pela Senadora Soraya Thronicke, na legislatura anterior e que acabou não conseguindo o número de assinaturas, mas que existe outra iniciativa, do deputado federal André Fernandes, que é uma CPMI, ou seja, uma Comissão Mista, que envolve as duas Casas Legislativas para investigar os atos do dia 8 de janeiro.

Nós queremos saber, enquanto brasileiros, enquanto parlamentares, enquanto Deputados, enquanto Senadores, o que afinal aconteceu no dia 8 de janeiro na Esplanada dos Ministérios. Será que tinham pessoas ali infiltradas? Será que foi uma armação? Será que realmente existia ali, não temos certeza, realmente terroristas ou foram vândalos, depredadores? Nós não sabemos e queremos que a verdade floresça”, destacou o senador.

Para o senador é lamentável esforço do Governo Federal no sentido de impedir a instalação da CPMIameaçando parlamentares e oferecendo cargos para retirada de assinaturas. Ao mesmo tempo, Seif solicitou à presidência da Casa, celeridade ao andamento da instalação da Comissão Mista, que aguarda a realização dasessão do Congresso Nacional.

 

Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores  CACs
Na oportunidade, Seif fez um apelo aos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores – CACsque assim como ele, devem recadastrar suas armas na Polícia Federal, conforme nova orientação por parte do Executivo, do Ministério da Justiça

CACs, eu faço um apelo para os senhores: nós precisamos nos submeter às leis deste país, ainda que contrariados, ainda que, lá no Estatuto do Desarmamento, inclusive proposto pelo atual Governo, esteja dito que essa competência é do Exército Brasileiro, do Ministério da Defesa, precisamos recadastrar nossas armas. Porque eles querem exatamente que os senhores não se submetam às leis para que, no dia 1º de abril, batam à sua porta dizendo que você é ilegal, que você escondeu, você omitiu uma arma de fogo e que você pode ser equiparado a um criminoso, o que você não é, você é um defensor da liberdade, como eu sou”, disse Seif.

 

Síndrome de Down e Aniversário de Bolsonaro

Seif finalizou seu discurso enaltecendo o Dia Internacional da Síndrome de Down, na pessoa do senador Romário (PL-RJ)organizador de um evento múltiplo, realizado neste dia 21, no Senado e também parabenizou publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, pela passagem do seu aniversário.

“Além do dia das pessoas com Síndrome de Down, e aqui já rendemos nossas homenagens, hoje também é dia de um homem que resgatou meu patriotismo, que me fez enxergar que existem políticos honestos, que era sincero e reto com as suas palavras. Um homem que venceu eleições sem nenhuma coligação partidária, sem financiamento de campanha, com sete segundos de televisão, e venceu milagrosamente, através de um movimento popular: Jair Bolsonaro, que hoje faz 68 anos de idade hoje. Senhor Presidenteparabéns pelo seu dia! E a sua missão somente começou. Nós esperamos 2026 para uma nova corrida presidencial”, finalizou.

Sair da versão mobile