O senador Jorge Seif (PL-SC) usou a tribuna nesta terça-feira, dia 17, para agradecer e parabenizar o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, pelo seu posicionamento e fala, em evento recente na França, onde defendeu a atribuição e legitimidade do Congresso Nacional, que é legislar.
Em um debate em Paris, Pacheco disse que nenhum poder tem o monopólio da razão e que é “preciso ousar mudar”. Ele também negou haver uma “retaliação” ao Judiciário. Para Pacheco, o limite do acesso à Corte é importante para a apreciação de matérias de fato pertinentes. Segundo o senador, “esse é um caminho que pode ser trilhado pelo Congresso”.
“Quantas vezes eu ouço: fecha o Senado e a Câmara e entrega para o outro poder, porque eles estão fazendo tudo. E o senhor corajosamente, atendendo realmente ao apelo popular, ouvindo seus pares aqui dentro, respondeu com sua conduta e sua postura, frente ao Marco Temporal, frente à liberação de drogas, frente ao aborto. Então, eu quero agradecê-lo e parabenizá-lo por defender aqueles que nos elegeram para legislar e não para assistir a nenhum outro poder o fazendo por nós”, disse Seif.
A fala do senador Seif foi apartada pelos senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Marcos Rogério (PL-RO), Marcos do Val (Podemos-ES), Marcos Pontes (PL-SP) e Alan Rick (União Brasil – AC).