Notícias Últimas

Seif reitera defesa da propriedade e da manutenção do Marco Temporal de Terras Indígenas

O senador Jorge Seif (PL-SC) participou na segunda-feira, 15, de audiência pública, promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para debater a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

A audiência, proposta pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), reuniu, no Auditório Antonieta de Barros, centenas de moradores, agricultores e autoridades de municípios que podem ter seus territórios afetados por demarcações de terras indígenas, em especial Cunha Porã, Saudades, Vitor Meireles e Palhoça. Somente de Cunha Porã e Saudades, vieram quatro ônibus de agricultores cujas terras estão ameaçadas.

ParaSeif, a derrubada do marco temporal seria arbitrariedade, retrocesso e desrespeito não apenas com os catarinenses, mas com todos os brasileiros.

 

“Nossas famílias estão há mais de 100, 200 anos nessas terras, e se mexerem na sua segurança jurídica, eu lamento prever, mas infelizmente haverá conflito, porque será um flagrante desrespeito ao direito de propriedade, descrito no artigo 5 da Constituição Federal”, alertou Seif.

 

 

Propriedades Atingidas

 De acordo com o Sistema Indigenista de Informações da Funai (SII), em Santa Catarina são 26 localidades que estão em fase de estudos e em procedimento demarcatório, sendo que quatro delas estão em Palhoça: Morro dos Cavalos, Cambirela, Maciambú e Praia de Fora.

A região do Morro dos Cavalos é a área que está em fase mais adiantada no procedimento demarcatório, podendo ser homologada pelo governo federal. Cambirela e Maciambú estão na fase inicial de estudos e identificação, e a Praia de Fora foi apenas mapeada, sem início do processo propriamente dito.

O STF deve retomar o julgamento da tese do marco temporal no dia 7 de junho. Até o momento, o resultado tem um voto contrário (do relator do caso, ministro Edson Fachin) e um favorável (do ministro Nunes Marques).

 

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Descontentamento federal

Redação

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

Redação
Sair da versão mobile