Um novo momento político e uma nova postura, esses foram os principais temas debatidos pelos palestrantes no Seminário de Organização Partidária, organizado pelo deputado federal Ronaldo Benedet. O seminário aconteceu neste sábado, dia 21, no Centro de Eventos de Cocal do Sul, com foco na nova legislação eleitoral, marketing político e pesquisas quantitativas e qualitativas.
Aproximadamente 500 candidatos a vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e coordenadores de campanhas do PMDB de cerca de 40 municípios da Região Sul, receberam o certificado de participação do seminário. “Buscamos enaltecer o novo momento político aos candidatos. Além das novas regras eleitorais e marketing político, falamos da importância de escutar a sociedade, se não sabemos o que as pessoas querem ouvir, não saberemos o que falar. O candidato precisa entender que estamos passando por um novo momento político”, destacou o organizador do evento, deputado federal Ronaldo Benedet.
Formado em jornalismo e especialista em pesquisas, Charles Cargnin fez um relato sobre a importância das pesquisas quantitativas e qualitativas. “A pesquisa quantitativa nos mostra um retrato do momento, já a qualitativa para fazer uma leitura do cenário em longo prazo”, disse Cargnin.
Autor de quatro livros sobre marketing político, o jornalista e publicitário Chico Santa Rita falou como trabalhar para vencer as eleições em 2016, apresentando uma visão sobre os caminhos a seguir e quais evitar. “Temos 45 dias para apresentar para a sociedade o verdadeiro sentimento e o que realmente eles querem de um candidato. O pior defeito de um candidato é a preguiça e deve ser trocado por otimismo e muita sola de sapato nesses 45 dias. Um bom conceito de marketing para a campanha, uma boa equipe e um candidato trabalhador, esses são os ingredientes para vencer”, disse o estrategista, Chico Santa Rita.
O presidente estadual do PMDB, Mauro Mariani, falou sobre a importância da sintonia com a sociedade e mobilização partidária. “Nossa missão é entender este novo eleitor, saber o que ele pensa e o que quer, por isso, usaremos este novo momento para percorrer todo Estado, capacitando nossos candidatos como o deputado Ronaldo está fazendo”, disse Mauro Mariani que foi sucedido nas palestras pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira que abordou os desafios dos governantes no novo momento político nacional. “Estamos passando por um momento difícil, por isso temos que ser diferentes. O PMDB que irá completar 50 anos e é o maior partido de Santa Catarina, por isso vamos nos capacitar para poder representar e entender o que a sociedade está pedindo”, enfatizou Moreira que foi aplaudido pelos participantes.
Também participaram do Seminário os deputados Ada De Luca e Manoel Mota e o secretário Acélio Casagrande, além de prefeitos e vice-prefeitos da Região Sul e Serra Catarinense.
Fotos: Cao Ghiorzi, divulgação