Destaques

Senado vai debater abatimento de dívidas de estados e municípios

Proponente da audiência é o senador Esperidião Amin

A Comissão de Assuntos Econômicos vai discutir em audiência pública, nesta terça-feira (26), um projeto de lei complementar (PLP 35/2022) que define mecanismos para a compensação de dívidas de estados e municípios com a União. A proposta do senador Esperidião Amin, requerente da audiência, permite a compensação de créditos entre a União e os estados e municípios para que esses entes subnacionais possam investir recursos próprios na manutenção de obras federais — e abater esses valores de suas dívidas com o governo federal.

Representantes do Ministério da Fazenda e dos estados foram convidados. Por Santa Catarina, o Secretário da Fazenda do Estado de SC, Cleverson Siewert, mandará seu representante, Clóvis Renato Squio, Diretor do Tesouro Estadual. Também deve se fazer presente, Márcio Vicari, Procurador-Geral do Estado de SC.
A audiência pública está marcada para começar às 10h.

Histórico PLP 35/2022

O Projeto foi apresentado pela bancada de senadores de SC no ano de 2022 após o senador Esperidião Amin apresentar à LDO de 2023 emenda para tal ressarcimento. Foi aprovado na votação da LDO e depois vetado pelo Presidente Bolsonaro, no qual o Congresso Nacional derrubou o veto em dezembro de 2022, fazendo assim valer no ano de 2023 a possibilidade de os Estados negociarem junto à União o ressarcimento, o que foi dificultado pelo governo Lula.

A tramitação do PLP 35/2022, teve relatoria do senador Heinze na CAE e foi aprovada em 23/05/2023.

A matéria seguiu ao plenário do Senado Federal, no qual apresentamos Emenda a pedido da Secretaria de Fazenda de SC, o que fez a Matéria retornar para exame na CAE para exame da emenda apresentada. A relatoria ficou com a Senadora Tereza Cristina, no qual apresentou seu Relatório em 05/10/2023, a Matéria foi colocada em pauta para Reunião a ser realizada no dia 19/12/2023.Nessa data foi lido o Relatório pela aprovação, concedido Vista Coletiva e apresentado REQ 238/2023 para realização de Audiência Pública.

Posts relacionados

PT é contra a democracia e pede prisão de quem convoca manifestação, um direito sagrado

Redação

“Isso só pode ser uma proposta política para confirmar uma narrativa”

Redação

Amin se manifesta sobre processo que tornou Bolsonaro réu

Redação
Sair da versão mobile