O senador Esperidião Amin esteve em Blumenau na manhã desta sexta-feira (30) participando da abertura do Julho Laranja, que é o mês de prevenção a desastres naturais. O encontro foi realizado pela Secretaria de Defesa Civil de Blumenau.
Amin palestrou sobre a enchente de 1983, época em que era governador do estado, com o tema: “40 anos depois”, recordando a situação daquela época, quando a cidade contabilizou 50 mil desabrigados e oito vítimas fatais. O nível do rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 15,34 metros, deixando vários bairros alagados e outros ilhados.
“Naquela época não tínhamos os recursos tecnológicos de hoje em dia, muito menos a velocidade e agilidade na comunicação, e isso dificultava no contato com os atingidos para prestar o socorro e para acolher as famílias, mas conseguimos superar com o apoio de vários órgãos que se mobilizaram, além da própria solidariedade da população que se desdobrou para ajudar o próximo”, considera o senador.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Mario Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina Soar, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Luiz Armando Schroeder Reis e também das entidades que compõe o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).
Ao final da palestra, o senador recebeu das mãos do prefeito e da vice, um pequeno troféu em agradecimento aos serviços prestados pela região durante todo esse período.
VISITA AO PREFEITO MARIO HILDEBRANDT
Após a cerimônia, Esperidião Amin foi a prefeitura onde teve uma longa conversa com o prefeito Mario Hildebrandt. Eles conversaram sobre o cenário político do país e de Santa Catarina, visando também as eleições municipais do ano que vem.
A agenda do senador finaliza em Itajaí onde será realizada a reunião microrregional do Progressistas.