Evento foi realizado no último sábado no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis
No último dia 1º de abril, realizou-se em Florianópolis, no Teatro Pedro Ivo, o Encontro com Políticos e Autoridades Luxemburguesas no Brasil. Com a presença do senador Esperidião Amin, o evento é resultado de anos de dedicação e fortalecimento de relações intercontinentais.
A promoção e organização do evento foi da ACLUX – Associação dos Cidadãos Luxemburgueses do Brasil, com sede em Florianópolis.
Na sessão deliberativa do Senado Federal desta terça-feira (4), Amin ressaltou a relação entre Santa Catarina e Luxemburgo.
– Santa Catarina tem mais do que dois terços dos cidadãos brasileiros com cidadania luxemburguesa em seu território, o que torna essa colônia, digamos assim, de cidadãos luxemburgueses no Brasil em Santa Catarina muito relevante e torna também mais relevante esse encontro com políticos e autoridades luxemburguesas no Brasil – destacou Esperidião Amin.
Para a Associação, não basta ser luxemburguês “apenas de passaporte”, é preciso participar. O senso de pertencimento é o elemento agregador. E assim, construir uma sociedade entre pessoas que se identificam e se reconhecem. E para pertencer, é preciso conhecer.
Por isso, o evento foi tão importante: o primeiro passo no estreitamento de uma relação há muito adormecida. Uma abertura sem precedentes, um novo capítulo nesta história que iniciou há muito tempo atrás com os desbravadores migrantes que acreditaram no inimaginável.
No evento, além de um imenso momento de confraternização entre os descendentes , foram debatidas questões culturais, de re[C1] -imigração, dificuldades encontradas por estes luxemburgueses nascidos no Brasil quando se mudam para o Grão-Ducado, entre outros temas.
O evento contou com cerca de 500 participantes. Entre eles, Jorginho Mello, Govenador de SC, Juliano Froehner, Secretário de Estado de Articulação Internacional de SC, Karen Schwinden – Cônsul Honorário de Luxemburgo em Santa Catarina; Topázio Neto, Prefeito de Florianópolis, entre outras autoridades.
Durante o evento, ocorreram apresentações Culturais: Ballet de Luiz Alves e Coral Deutscher Chor.
No dia 02.04.23 – O Registro Nacional de Pessoas Singulares RNPP, publicou o número de Luxemburgueses no estrangeiro.
No Brasil, até 31.03.2023 – São 13.143 mulheres e 12.444 homens. Totalizando 25.587 com Cidadania Luxemburguesa.
A ACLUX, estima que desse total, cerca de 70 a 80% estão localizados em Santa Catarina.