O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina celebra 50 anos de história em 2025 e a Associação dos Servidores do Instituto (ASSIMA) está desenvolvendo o Plano Estratégico de Carreira (PEC) da categoria. Com isso, os servidores também iniciaram a apresentação da proposta metodológica do PEC aos deputados das principais comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) relacionadas à carreira dos servidores.
A ação faz parte da etapa de consulta aos stakeholders do PEC. As primeiras agendas de articulação ocorreram nessa terça e quarta-feira, dias 11 e 12, quando representantes da ASSIMA foram recebidos na Alesc pelo presidente da Comissão de Tributação e Finanças, deputado estadual Marcos Vieira; pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Felippe Luiz Collaço, o Pepê Colaço; também pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Marcos José de Abreu, o Marquito; assim como pela Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, por meio do deputado Fabiano da Luz.
“A excelente receptividade e interesse dos deputados estaduais em conhecer melhor a proposta metodológica de construção do Plano Estratégico de Carreira demonstra a importância do momento histórico de comemoração dos 50 anos da nossa instituição e da nossa carreira. A partir disso, vamos avançar o diálogo com os parlamentares por meio de uma reunião ampliada junto a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na qual a ASSIMA apresentará de forma integral a proposta metodológica”, explica o presidente da Associação, Bruno Sodré.
Sobre o PEC
Com o objetivo de garantir a vitalidade da carreira dos servidores do IMA-SC e o cumprimento das diretrizes de defesa e preservação do meio ambiente, a ASSIMA está desenvolvendo o Plano Estratégico de Carreira da categoria. A elaboração e conclusão do documento deverá acontecer até o mês de julho, quando ocorre o aniversário do Instituto.
Além de buscar impulsionar a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores – uma luta já antiga da categoria – como marco comemorativo às cinco décadas de história do IMA-SC, o PEC também volta o olhar para a conjuntura das políticas ambientais em médio e longo prazo, a necessidade de maior resiliência frente às oscilações políticas e o próprio impulsionamento da carreira dos servidores no âmbito técnico-científico. Ou seja, de forma geral, trata-se de um documento que dará as diretrizes necessárias à carreira dos servidores do Instituto.