Destaques

Sessão Solene marca os 60 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí

A família do reitor entre os anos de 1989 e 2002, professor Edison Villela, falecido no dia 7 de setembro, foi uma das homenageadas. Durante a solenidade, a Univali anunciou que, por meio da resolução nº 166/2024 do Conselho Universitário (Consun), o campus Itajaí passará a se chamar campus Edison Villela.
Cerimônia aconteceu na sexta-feira, 20

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) comemorou, na última sexta-feira, 20, os 60 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí e os 35 anos do reconhecimento da instituição como universidade.

A Sessão Solene aconteceu no Teatro Adelaide Konder e foi marcada por homenagens a pessoas e entidades públicas e privadas que fizeram parte da história da instituição.

A família do reitor entre os anos de 1989 e 2002, professor Edison Villela, falecido no dia 7 de setembro, foi uma das homenageadas. Durante a solenidade, a Univali anunciou que, por meio da resolução nº 166/2024 do Conselho Universitário (Consun), o campus Itajaí passará a se chamar campus Edison Villela.

fotos>Dales Hoecksfeld, Univali, divulgação

A cerimônia contemplou também a outorga da comenda honorífica de maior valor acadêmico, o título de Doutora Honoris Causa, à reitora da Universidade de Alicante, na Espanha, professora Amparo Navarro Faure. A docente foi a primeira mulher a receber a comenda na instituição.

O título é um reconhecimento à colaboração acadêmica e à cooperação científica que fortaleceram o processo de internacionalização da Univali. As duas instituições possuem acordo técnico científico há mais de 20 anos e ofertam cursos de graduação e pós-graduação em regime de dupla titulação.

“Estou muito emocionada e honrada por receber a distinção máxima da Universidade do Vale do Itajaí, bem como ciente da enorme responsabilidade que assumo com este título. Foi uma noite cheia de emoção e afeto que me faz lembrar que a vida é uma sequência de fatos conectados entre si e este, em especial, se deve a uma história que começou há muitos anos e teve com precursores o professor Maurizio Oliviero, reitor da Universidade de Perugia, e o professor Paulo Cruz, da Univali. Nossas universidades defendem e cultivam os mesmos valores de progresso de nossas sociedades e nessa cadeia de acontecimentos relacionados entre si eu agradeço imensamente a honraria recebida com ainda mais certeza de que a ciência não tem fronteiras”, enfatizou a homenageada.

Ao longo de 60 anos, a Univali já formou cerca de 200 mil pessoas e é reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com os rankings internacionais Times High Education (THE), QS University, Webometrics, e UI GreenMetric University.

Em 2023, a Univali também conquistou a nota máxima no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), processo que leva em consideração critérios como ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização, responsabilidade social, gestão, corpo docente, além do planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas acadêmicas.

A Univali compreende um universo com cerca de 25 mil alunos e mais de dois mil colaboradores distribuídos em sete campi ao longo do litoral Centro-Norte catarinense. A Fundação Univali abrange, ainda, o Museu Oceanográfico Univali, o Sistema Educativo de Rádio e Univali TV e o Herbário Barbosa Rodrigues.

“Hoje é um dia de comemoração para todos nós da Acafe. A Univali é uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e que colaborou imensamente para que o Vale do Itajaí se desenvolvesse de forma diferenciada. A Univali é uma referência para todas as instituições do sistema Acafe e nós desejamos vida longa a nossa querida Univali”, afirmou a reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb), professora Marcia Sardá Espíndola, que representou a Associação Catarinense das Fundações Educacionais na solenidade.

“A Univali cumpre com excelência os objetivos para os quais foi criada há 60 anos e eu tive o privilégio de acompanhar muitas fases dessa história. A instituição sempre foi uma liderança importante e um grande exemplo para as demais universidades comunitárias. Santa Catarina teve um enorme desenvolvimento com o surgimento desse modelo de instituição de ensino e hoje o Estado vive um novo momento com a criação do Programa Universidade Gratuita. Não há outra forma de promover o desenvolvimento se não pela educação e pela produção do conhecimento. Desta forma, desejamos que os 60 anos da Univali sigam sendo fonte de inspiração e energia para que façamos desse Estado um lugar dos sonhos para todos os catarinenses”, declarou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

“Por mais confiantes e idealistas que fossem os fundadores da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior, difícil acreditar que eles pudessem sequer desconfiar da grandeza da obra que então iniciavam naquele setembro de 1964. Fundavam naquele momento uma instituição que veio a incorporar-se de tal forma na vida de Itajaí e de sua gente, que não é exagero dizer que este aniversário de 60 anos não simboliza simplesmente a história de uma instituição de ensino.

Ele reflete também uma história que se expandiu pelo litoral Centro-Norte de Santa Catarina e boa parte das histórias das nossas vidas. É por isso que esta solenidade é, para todos nós, bem mais do que o protocolar registro de uma data simbólica. Hoje é um dia de orgulho e de gratidão que nos traz a certeza de que enquanto houver sonhos a realizar, haverá uma missão a cumprir”, declarou o reitor, professor Valdir Cechinel.

Posts relacionados

Trabalho produzido por acadêmicos da Univali recebe prêmio da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina

Redação

Evento Juntos pelo Futuro integra as comemorações dos 60 anos da Univali no campus Biguaçu

Redação

Univali é homenageada em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

Redação
Sair da versão mobile