Simpósio Sul-Brasileiro ABC+ conta com o patrocínio do Sindicarne, da Acav e do Icasa
Aumentar o rendimento agrícola e reduzir o impacto ambiental, assegurando a saúde dos ecossistemas de apoio. O tema será debatido no próximo dia 3 de maio, em Florianópolis durante o Simpósio Sul-Brasileiro ABC+: Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. O evento reunirá especialistas, produtores e gestores para discutir o futuro sustentável da agricultura na região sul do Brasil. O Simpósio ocorrerá no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e contará com o patrocínio do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).
A sigla ABC+ é uma extensão do Plano da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, iniciativa do Governo Federal, que promove práticas agrícolas sustentáveis, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e fortalecendo a resiliência do setor agropecuário. O Plano possui metas ambiciosas para a descarbonização e a adoção de tecnologias inovadoras até 2030, reduzindo a emissão de carbono equivalente a mais de 1 bilhão de toneladas no setor agropecuário.
O presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), José Antônio Ribas Junior, destaca que o Simpósio refletirá a consolidação dos Planos ABC+ nos Estados do Sul, que têm por objetivo traçar ações de curto, médio e longo prazo no desenvolvimento da agricultura e pecuária nacional, com o fim específico de um desenvolvimento sustentável.
“As ações traçadas pelos estados e desenvolvidas em conjunto com a população e iniciativa privada buscam dar uma visão ampliada das alternativas energéticas, aproveitamento circular de recursos e a tomada de decisões que impactarão as gerações futuras. Quando há integração de planejamento e de ações os resultados tendem a ser os mais assertivos localmente, regionalmente, nacionalmente e globalmente neste constante ciclo de pensar global e agir local”, explicou Ribas.
AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO
A agricultura de baixo carbono é um sistema de produção agrícola, com o objetivo de reduzir as emissões de gases, adotando diferentes tipos de medidas, como a conservação do solo, redução do uso de combustíveis fósseis e fertilizantes químicos.
A recuperação de pastagens degradadas e a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) são tecnologias de baixa emissão de carbono trabalhadas no Plano ABC, que durou de 2010 a 2020. O programa contribuiu para que o Brasil alcançasse as metas do Acordo de Paris na redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Com o encerramento do antigo programa, foi lançado em abril de 2021 o Plano ABC+ 2020-2030 com o objetivo de renovar as metas para os próximos anos.
SIMPÓSIO
Organizado pelos Grupos Gestores Estaduais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o simpósio discutirá tecnologias importantes para impulsionar a agricultura de baixo carbono, dentre eles:
– Recuperação de pastagens degradadas: conjunto de estratégias, práticas agropecuárias, tecnologias e sistemas de produção que possibilitam a recuperação e renovação de pastagens degradadas.
– Integração lavoura pecuária floresta: uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.
– Sistemas de plantio direto: práticas agronômicas integradas que viabilizam técnica e economicamente o contínuo semear ou plantar sem preparo prévio do solo, safra após safra, por tempo indeterminado.
– Manejo de resíduos da produção animal: Uso de Biodigestores
– O evento contará com mesa-redonda com os secretários de Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e cases de sucesso relacionados às tecnologias ABC.
Confira a programação:
– 8h30 – Recepção e café
– 9h – Mesa-redonda: Apresentação dos Planos Estaduais ABC+, Resultados e Metas 2030 para a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Sul do Brasil
Coordenadores GGEs Sul e Secretários de Estado da Agricultura:
Santa Catarina – Valdir Colatto
Rio Grande do Sul – Giovani Feltes
Paraná – Norberto Ortigara
– 10h20 – Painel GGEs do Sul do Brasil – Metas da Região SUL (Coordenadores)
– 11h – Abertura oficial
– 12h às 13:30 – Intervalo para almoço
– 13h30 – Apresentação de Banners
– 14h – Experiências de sucesso com as tecnologias ABC+
– Recuperação de pastagens
– Sistemas integrados (iLPF)
– Sistemas de plantio direto na palha (SPDH+SPDG)
– 16h – Intervalo para café
– Biometano
Rodada de perguntas
– 18h – Coquetel de encerramento
As inscrições podem ser realizadas através do site https://sulbraabc.com.br/.