Blog do Prisco
Destaques

Setor de franquias em Santa Catarina ganha ritmo e cresce 13,8% no 3º tri de 2022

Faturamento do setor no Estado tem variação positiva de 13,8% no 3º trimestre de 2022 em comparação com igual período de 2021

 

Santa Catarina, dezembro de 2022 – franchising brasileiro comemora os resultados alcançados em 2022. O setor de franquias registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre deste ano comparado a igual período de 2021. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF — Associação Brasileira de Franchising, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.

Na Região Sul, o cenário é similar ao restante do País com uma variação positiva de 27,6% na receita geral das redes de franquias no período analisado, faturando mais de R$ 10 bilhões. Já em número de unidades, a expansão do mercado sulista chegou 9%, totalizando 32.104 operações.

Em Santa Catarina, o cenário vem demonstrando maturidade e aponta um crescimento de 13,8% no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 2 bilhões de receita. Já em número de unidades, o mercado catarinense registrou uma expansão de 18,6%, totalizando 9.752 operações.

Os segmentos que mais se destacaram no Estado nesse período foram Saúde, Beleza e Bem-Estar (+25,8%), Alimentação — Food Service (+16,3%) e Serviços e Outros Negócios (+15,9%). Em relação ao avanço das operações, aqueles com maiores altas foram Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Serviços e Outros Negócios.

As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País sinalizam que este fator está muito ligado à retomada da atividade econômica e da vida social, o ganho de eficiência das redes, cada vez mais digitalizadas e com estratégias omnichannel, além da melhora de indicadores macroeconômicos, como a desaceleração da inflação.

Tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1,579 milhão de pessoas empregadas diretamente neste terceiro trimestre, ante 1,388 milhão no mesmo período do ano anterior, o que equivale a uma alta de 13,8% no número de empregos diretos gerados pelo franchising nos meses analisados. Em Santa Catarina, esse índice equivale a uma alta de 28,7%. 

 

Sobre a ABF

A ABF — Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.