Faturamento do setor no Estado tem variação positiva de 13,8% no 3º trimestre de 2022 em comparação com igual período de 2021
Na Região Sul, o cenário é similar ao restante do País com uma variação positiva de 27,6% na receita geral das redes de franquias no período analisado, faturando mais de R$ 10 bilhões. Já em número de unidades, a expansão do mercado sulista chegou 9%, totalizando 32.104 operações.
Em Santa Catarina, o cenário vem demonstrando maturidade e aponta um crescimento de 13,8% no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 2 bilhões de receita. Já em número de unidades, o mercado catarinense registrou uma expansão de 18,6%, totalizando 9.752 operações.
As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País sinalizam que este fator está muito ligado à retomada da atividade econômica e da vida social, o ganho de eficiência das redes, cada vez mais digitalizadas e com estratégias omnichannel, além da melhora de indicadores macroeconômicos, como a desaceleração da inflação.
Tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1,579 milhão de pessoas empregadas diretamente neste terceiro trimestre, ante 1,388 milhão no mesmo período do ano anterior, o que equivale a uma alta de 13,8% no número de empregos diretos gerados pelo franchising nos meses analisados. Em Santa Catarina, esse índice equivale a uma alta de 28,7%.
Sobre a ABF